Pesquisar No Site
Sancionada lei que aprimora regularização fundiária em Caraguatatuba
Sancionada lei que aprimora regularização fundiária em Caraguatatuba
A Lei Complementar nº 99/2023 foi sancionada pelo prefeito Aguilar Junior e alterou a Lei Municipal 2.337, de julho de 2017, que dispõe sobre a regularização fundiária das áreas urbanas consolidadas do Município e cria o Fundo Municipal de Regularização Fundiária Sustentável.
Com a publicação da legislação, imóveis integrantes do patrimônio público do Município que forem objeto de Regularização Fundiária Urbana – Específica ou Sustentável (REURB-E ou REURB-S), em processo de parcelamento reconhecido pela autoridade pública, poderão ser, no todo ou em parte, vendidos diretamente aos seus beneficiários, desde que não haja interesse da Prefeitura de Caraguatatuba na utilização do imóvel para atendimento à finalidade pública.
A proposta estabelece que, de acordo com Lei Federal nº 13.465/2017, fica facultado aos municípios utilizar a prerrogativa de venda direta aos ocupantes de suas áreas públicas objeto da Regularização Fundiária de Interesse Específico e desde que os imóveis se encontrem ocupadas até 22 de dezembro de 2016.
Além disso, o projeto estabelece que o Município discipline a possibilidade de venda direta aos ocupantes de suas áreas públicas ocupadas até 22 de dezembro de 2016, objeto da Regularização Fundiária de Interesse Social. Para essa venda não há necessidade de licitação, desde que os beneficiários não sejam proprietários, promitentes compradores ou concessionários de outro imóvel ou que sejam favorecidos por outro programa habitacional e/ou regularização fundiária, além de não ter renda familiar igual ou inferior a cinco salários mínimos nacionais, além de comprovar a ocupação e utilização do imóvel pelo beneficiário e/ou seus antecessores pelo prazo mínimo de cinco anos.
O pagamento poderá ser efetivado pelo beneficiário mediante pagamento à vista ou parcelamento em até 360 prestações mensais e consecutivas (30 anos), com juros e correção monetária, para a Prefeitura, mediante análise e aprovação dos critérios de parcelamento pelo Município ou junto à instituição financeira, pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (Lei Federal 9.514, de 20 de novembro de 1997).
Ainda pela lei, os valores obtidos com a venda direta dos imóveis públicos objetos de regularização fundiária serão destinados ao Fundo Municipal de Regularização Fundiária Sustentável (FMREURBS).
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, continua com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado nas valas que corta a região do Poço das Antas. No Pegorelli, a ação, realizada pela Secretaria de
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica limpeza de valas de drenagem na região Sul
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, prossegue trabalhando na limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. A ação, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está concentrada na vala que corre paralela à estrada da Porteira Preta, nas proximidades da estrada do Rio
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Neste sábado (9), Caraguatatuba recebe diversas atividades culturais gratuitas para a criançada e suas famílias. De manhã, das 8h30 às 12h, tem o Picnic Literário que acontece no Horto Florestal, no Rio do Ouro, com os integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc junto com a educadora Elisangela Ros durante
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Golfinhos ganha nova creche para 146 crianças
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta semana a entrega oficial de mais uma creche, desta vez no bairro Golfinhos. Trata-se de um convênio com a SOAPROC (Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente) para atender 146 crianças de zero a 3 anos; Essa é a segunda unidade