Pesquisar No Site

Obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio são iniciadas

Destaques
Obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio são iniciadas
Obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio são iniciadas

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou as obras de iluminação da subida do Morro Santo Antônio e a substituição da imagem do padroeiro.

A implantação do sistema de iluminação será entre o pórtico de entrada até o local onde se encontra a imagem do santo.

Perfazendo um total de mais de 2 km, serão instaladas pela concessionária Caraguá Luz pelo menos 70 luminárias de LED de 25 Watts e com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, serão instalados mais dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.

A instalação da iluminação, que será com rede subterrânea, teve parecer favorável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O trecho entre o portal principal e a Avenida Siqueira Campos será feito posteriormente pela empresa EDP.

Imagem de Santo Antônio

Foi iniciada também a substituição da imagem do Santo Padroeiro, uma vez que a atual estrutura encontra-se com problemas e pode ocasionar riscos de segurança aos visitantes.

No ano passado, a Defesa Civil do município vistoriou o local e identificou várias inconformidades, como a presença de inúmeras fissuras e trincas aparentes em toda a imagem, além de vários pontos de infiltração. O documento foi encaminhado à Secretaria de Obras e a pasta oficiou a Mitra Diocesana, que solicitou apoio da Prefeitura para substituição da imagem.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, o processo de retirada da atual imagem deve durar quatro dias. Logo depois, será feita uma base para receber a nova estátua, que está fase de construção fora do município e foi adquirida e custeada pela igreja católica.

#PraTodosVerem: Máquina realiza desmontagem de estrutura que abriga imagem de Santo Antônio

Por medida de segurança, a Prefeitura de Caraguatatuba interrompeu o tráfego de veículos no trecho até a desmontagem da atual imagem. Apenas carros credenciados poderão acessar a subida.

Já os pedestres poderão utilizar o local somente até a última curva antes de chegar a rampa principal do Morro Santo Antônio. Placas de sinalização foram instaladas no local para orientar munícipes e turistas.

A nova imagem terá 20 metros de altura, será de fibra de vidro com estrutura metálica no seu interior, será monocromática e conterá sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, a nova iluminação e a instalação da nova imagem de Santo Antônio serão concluídas até o dia 11 de junho.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

1-5
PAT de Caraguatatuba inicia semana com 130 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 130 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (17/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/02/2025
Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê
Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê

O tradicional “Remadão” chega à Caraguatatuba no próximo domingo (16), às 7h, no Rio Juqueriquerê. O evento promete atrair turistas e moradores de diversas regiões. A atividade é gratuita e recreativa, já é realizada pelo grupo Costa Norte Aventuras há anos e permite a navegação com embarcações a remo em

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/02/2025
GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher
GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher

A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pelo aplicativo SOS Mulher, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, para atender uma violação de medida protetiva no bairro Travessão, em Caraguatatuba na tarde de terça-feira (4). Ao chegar ao local, foi descoberto pelos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/02/2025
Base da GCM de Caraguatatuba recebe visita do presidente da Câmara de São Sebastião
Base da GCM de Caraguatatuba recebe visita do presidente da Câmara de São Sebastião

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, vereador Edgard Celestino, na manhã da última quinta-feira (13/2). O superintendente da GCM, Valder Lucio Santana Rocha, recepcionou-o durante o encontro, que teve como objetivo apresentar as principais instalações da sede da

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/02/2025
Mutirão de Limpeza dos bairros de Caraguatatuba avança para segunda fase de bairros
Mutirão de Limpeza dos bairros de Caraguatatuba avança para segunda fase de bairros

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, continua com os mutirões de limpeza de fevereiro nos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Jardim Jaqueira, Jetuba, Massaguaçu e Praia da Cocanha, além de diversas praças da região central de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (10/2), grupos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 11/02/2025