Pesquisar No Site
Câmara encerra debate sobre adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE
Câmara encerra debate sobre adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE
O Teatro Mario Covas, no Indaiá, recebeu a terceira e última audiência pública sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte na última segunda-feira (3/4). Mais duas audiências para discutir o tema ocorreram nos dias 8 de fevereiro e 15 de março, na Câmara Municipal e no teatro, respectivamente.
As contribuições apresentadas pela sociedade civil organizada nos três debates públicos, bem como as emendas dos vereadores e do Poder Executivo ao projeto, serão apreciadas e votadas na Câmara de Caraguatatuba.
O secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano fez um balanço positivo das três audiências públicas. “Em primeiro lugar e em especial, destaco a presença e participação da população de Caraguá, levando para os debates temas de grande importância para nossa cidade. Parabenizo também a Câmara Municipal pela brilhante divulgação, organização e condução das audiências, com destaque para a mediação do presidente e participação dos vereadores”, avaliou. “Por fim, mas não menos importante, reitero o profissionalismo e competência dos membros do GGPD, formando uma excelente equipe multidisciplinar de técnicos da Prefeitura, que trabalhou sem medir esforços, com esmero pelo serviço público diante do grandioso volume de demandas e sua gigantesca responsabilidade no processo”, concluiu.
Em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma consulta pública via internet sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte. As sugestões foram analisadas pelo Grupo Gestor do Plano (GGPD) e apresentadas ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para deliberação
O inciso I do artigo 294 da Lei Complementar nº 42/2011 prevê a revisão e modificação do Plano Diretor após cinco anos para o desenvolvimento de ações estratégicas previstas, elaboração de estudos e planos; proposição de ações para o próximo período e inclusão de novas áreas passíveis de aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade; ou em prazo inferior no caso de revisão ou readequação do Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte.
ZEE/SLN
O Decreto Estadual nº 62.913/2017 trata do Zoneamento Ecológico-Econômico do Setor do Litoral Norte, estabelece as normas de uso e ocupação do solo e de manejo dos recursos naturais a serem observadas em cada uma das zonas e subzonas de que trata o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, instituído pela Lei Estadual nº 10.019/1998 e atualizado Lei n° 15.688/2015.
O Zoneamento Ecológico-Econômico engloba os ecossistemas terrestres, marinhos e de transição, sendo que, por suas características especiais, os ecossistemas de transição poderão ter suas normas, diretrizes e metas estabelecidas ora no Zoneamento Terrestre, ora no Zoneamento Marinho, ou ainda em ambos, nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Previsto na Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e do planejamento municipal, além de ser legislação obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes. Aprovado em 2011, o Plano Diretor de Caraguatatuba (Lei Complementar 42/2011) passou por revisão após cinco anos de vigência (Lei Complementar 73/2018).
Veja Também Recentes
Prefeitura realiza plantio de mais de 1 mil mudas pelo programa de “Arborização Urbana”
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o plantio de mais de 1 mil mudas e doou, aproximadamente, 400 mudas para plantios em calçadas ou áreas públicas ao longo deste ano. A ação faz parte do programa de arborização urbana, que busca
10ª Copa Kids de futebol começa nesta quinta-feira com mais de 500 atletas na cidade
Começou nesta quinta-feira (19) a Copa Kids de futebol em Caraguatatuba, nos campos esportivos do Brasília e Corinthinhas. Promovido pela CRF Sports e com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o campeonato será realizado até domingo, dia 22 de dezembro. Estão reunidos diversos atletas de categorias que vão da sub-08
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Prefeitura continua com obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como
EC Cruz de Malta é campeão do Campeonato de Futebol Amador da 1º divisão
A final do Campeonato de Futebol Amador da 1ª divisão foi neste domingo (1), e com um placar surpreendente, o EC Cruz de Malta se tornou campeão desta edição, deixando seu adversário C.A Fortaleza com o título de vice-campeão. A partida começou às 11h da manhã, e o EC Cruz