Pesquisar No Site
Blitz Educativa leva crianças da rede municipal para conhecer na prática regras de trânsito

Blitz Educativa leva crianças da rede municipal para conhecer na prática regras de trânsito
Cerca de 20 alunos da EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada, do bairro do Rio do Ouro, participaram na manhã desta quarta-feira (12/4) de uma blitz educativa para conhecerem de forma prática as regras e leis de trânsito.
A ação faz parte do Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e em parceria com a Secretaria de Educação.
Os estudantes fizeram abordagens no centro da cidade e ouviram orientações do agente de trânsito Luber Castigliola sobre faixa de pedestre, placas de sinalização, entre outras. Eles também receberam um talão de multas onde puderam aplicar multas simbólicas ao se deparar com infrações de trânsito.
Quem gostou da blitz foi Brian Araújo da Silva, de 9 anos. “Eu aprendi muito, principalmente sobre faixa de pedestre, as placas de trânsito e a importância do ciclista. É muito divertido participar deste programa”, relatou.

#PraTodosVerem: Alunos e professores durante ação da Blitz Educativa do Programa Trânsito Legal (Foto: Divulgação/PMC)
A gratificação por ensinar é o lema do agente de trânsito Luber Castigliola. “É uma felicidade imensa mostrar a esses pequenos a importância da vida. É uma semente que plantamos que vai germinar e multiplicar conhecimentos. Eles aprendem regras de trânsito, mas também ética e cidadania”, disse.
Programa Trânsito Legal
Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o Programa Trânsito Legal faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Seduc. Ao todo, 1.636 alunos do município participam do programa este ano.
Completando 20 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 27 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Veja Também Recentes

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Segunda edição do projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” é atração neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado (10/5), às 9h, será realizada no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, a segunda edição do projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente”, com o tema Raízes Africanas. Esta edição prevê a participação de personalidades da cultura negra da região e diversas atrações culturais. O evento é gratuito e tem

Secretaria de Serviços Públicos executa atividades de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas, bota-foras e reparos da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros do Vapapesca, Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Jardim Britânia, Olaria, Jetuba, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio II, Massaguaçu, Praia da Cocanha e Mococa (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (5/5), grupos de