Pesquisar No Site
Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA
Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA
Alunos do 4º ano da unidade escolar EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira visitaram na última semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba.
A atividade faz parte do Projeto Energia com Escolas, uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.
Os alunos foram recepcionados pelo gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, Igor Rosa, que falou sobre todo processo de exploração, desenvolvimento, produção, refino e distribuição até a utilização do petróleo e gás no cotidiano das famílias.
Conceitos como o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente também foram enfatizados durante as apresentações feitas pela equipe da Petrobras.
As crianças fizeram perguntas e puderam compreender um pouco mais sobre o processo industrial e também os diversos empregos gerados pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), proporcionando um olhar atento sobre diversas profissões. Nesta dinâmica, todos os alunos foram convidados a vestir macacões laranja e capacetes, famosos por serem alguns dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados pelos trabalhadores da Petrobras.
Ao final da visita, a brigada de incêndio realizou uma demonstração e os alunos fizeram um tour pela unidade, onde puderam ver de perto a área operacional. Mais três visitas estão programadas para acontecer durante o ano, conforme disponibilidade da agenda da UTGCA.
Cartilha Pedagógica
Todos os professores participantes do Projeto recebem a Cartilha Energia com Escola, um material que tem intuito de fornecer informações sobre as atividades da companhia e das unidades do estado de SP de forma didática e lúdica, como subsídio para trabalhar os temas em sala de aula.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o objetivo dos cadernos e das atividades de Educação Ambiental é valorizar a criança e o jovem como protagonista da transformação, estimulando o desenvolvimento do respeito ao meio ambiente e cidadania desde a infância. “O grande diferencial dos nossos cadernos é que eles trazem a realidade local para que as crianças possam criar relações diretas e desenvolver o sentimento de pertencimento”, disse.
Veja Também Recentes
Tamoios fará bloqueio momentâneo das rodovia, na segunda-feira, para aferição de radares
A Concessionária Tamoios informa que fará a realização de bloqueio momentâneo na manhã de segunda-feira (04) para aferição de radar fixo. O bloqueio será feito a partir das 9h30, na altura do km 74, pista sentido litoral, no trecho da Serra Antiga. A duração será de até 20 minutos. A
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de
Definidos finalistas do Campeonato de Futsal das Séries Ouro e Prata em Caraguatatuba
Em novembro, a quadra do Morro do Algodão vai ser palco das finais do Campeonato de Futsal das Séries Ouro e Prata. Os times que chegaram até aqui vão lutar pelo título de campeões 2024. Já neste fim de semana, dia 1º de novembro (sexta-feira), a disputa será entre os
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição