Pesquisar No Site
Prefeito de Caraguatatuba assina Acordo de Cooperação com SPU para ordenamento e gestão da orla

Prefeito de Caraguatatuba assina Acordo de Cooperação com SPU para ordenamento e gestão da orla
O prefeito Aguilar Junior assinou na tarde desta quarta-feira (29/3), na Secretaria de Turismo, o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Governo Federal, para o ordenamento e gestão da orla marítima e das margens do Rio Juqueriquerê.
Esteve presente na reunião em Caraguatatuba e assinou o acordo pela SPU o Superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Denis Selymes.
O convênio estabelece ações conjuntas que serão necessárias ao desenvolvimento de programas de destinação, utilização e autorização das obras e intervenções em imóveis de domínio da União.
Pelo acordo, ficaram estabelecidas várias intervenções, seja de exclusividade do município ou da SPU, entre eles, a identificação de áreas, documentos e eventuais ocupantes para regularização em área da União, o apoio na fiscalização em áreas da União, além de coibir invasões, prestar informações cadastrais e promover a regularização fundiária. Já a SPU ficará responsável pela caracterização de áreas e pela autorização de obras, usos e cessões em áreas da União.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior, em reunião com ao superintendente de Patrimônio da União em São Paulo, Fabrisio de Oliveira Selymes, e o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano
Entre os vários setores que terão maior impacto positivo com esse Acordo de Cooperação Técnica estão o náutico (marinas), de serviços (quiosques), de lazer e comércio (pesca), bem como os diversos seguimentos do turismo.
“Esse acordo estabelece uma parceria para trabalho em conjunto para regramento da orla das praias e das margens do Rio Juqueriquerê, permitindo maior agilidade na tramitação de processos. Com certeza teremos um incremento de atividades nestes segmentos, aumentando as suas capacidades operacionais e de geração de emprego e renda. Esse convênio dará ainda maior fluidez na execução de obras de utilidade pública e de interesse social em nossa cidade”, avaliou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Leandro de Oliveira Caetano.
Já o prefeito de Caraguatatuba entende que a assinatura do convênio é uma vitória para a cidade. “Através deste acordo, vamos desenvolver um programa inédito, que é o Gerenciamento Costeiro Municipal. Caraguatatuba é uma cidade turística e sua orla é de extrema importância para o desenvolvimento de atividades, muitas vezes fonte de sustento e sobrevivência de centenas de famílias, que têm uma história de luta e de investimentos nessas atividades. Tenho certeza de que será um ganho enorme para Caraguatatuba”, explicou o prefeito Aguilar Junior.
Piloto
Mesmo antes da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a Prefeitura de Caraguatatuba desenvolve o Programa de Intervenção Urbanística (PIU), que é a regularização urbanística das praias com adequação dos quiosques e infraestrutura urbana para não haver danos nas praias e no meio ambiente em geral, além de respeitar terrenos de Marinha.
O projeto utiliza como piloto a Praia da Mococa, a primeira praia do Litoral Norte a ter o projeto de reurbanização da orla aprovado pela Superintendência do Patrimônio da União.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 157 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 157 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (5/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

Metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 são tema de audiência pública na Câmara de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba apresentou em audiência pública o Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2024 do Governo Municipal na última sexta-feira (28/2), na sede do Legislativo, no Centro. A secretária da Fazenda, Flávia Oliveira; acompanhada da secretária adjunta, Hermínia Portes; e do