Pesquisar No Site
Caraguatatuba implanta Centro de Acolhida Especial para pessoas em situação de rua
Caraguatatuba implanta Centro de Acolhida Especial para pessoas em situação de rua
Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (14), mais um serviço pioneiro na região, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para pessoas em situação de rua. Com isto, o município soma três espaços para acolhimento deste público.
O diferencial deste serviço, mais conhecido como albergue, é que o regime de atendimento será noturno. O projeto é administrado por meio de uma entidade conveniada com a Prefeitura, e oferece dormitório, alimentação e higiene pessoal.
São ofertadas 30 vagas, para homens e mulheres em situação de rua, seja por motivos de abandono, migração, ausência de residência, sem condições de autossustento ou diversas outras situações. O abrigamento é encaminhado através do serviço de abordagem social ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Segundo Evair Ribeiro, presidente e coordenador da Restitui, o CAE é um serviço temporário, onde as pessoas ficam um período, enquanto a equipe multiprofissional trabalha no atendimento com os encaminhamentos necessários, buscando a garantia dos direitos e a humanização do individuo. “Temos que desmistificar o preconceito com a população adulta de rua e fazê-los sair dessa condição com dignidade”, destacou.
O prefeito Aguilar Junior visitou o espaço e ressaltou ser uma conquista aguardada há muitos anos, colocada em prática no melhor momento, com a garantia de melhores condições a essa população, através de uma instituição comprometida com este trabalho.
O prefeito considerou como mais um avanço nas políticas públicas sociais, colocando Caraguatatuba mais uma vez a frente das outras cidades. “É preciso acolher, entender e mostrar às pessoas em situação de rua que estamos preocupados em tirá-los dessa situação e resgatar sua dignidade e autonomia, com apoio da segurança pública, para atender de fato quem está em busca de uma nova chance”, disse.
Além disso, o município possui outras duas casas de passagem com atendimento multiprofissional, alimentação completa, encaminhamento médico e psiquiátrico e tentativas de reintegração à sociedade, encaminhamentos para internação (dependência química), regularização de documentos e benefícios e retorno à cidade de origem.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Prefeitura que tomarão as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por assistente sociais e educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviço:
Casa de Passagem Masculina – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Centro de Acolhimento Temporário Feminino e Famílias – Rua: Antonio Francisco Peliciar, 955 – Cantagalo
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2956
Restitui – (12) 3600-2962 / (12) 99601-9403
Veja Também Recentes
Palestra ‘Inteligência Artificial nos Negócios’ foi tema de abertura do 6º Empreenda Caraguatatuba
Inteligência Artificial nos Negócios foi o tema da palestra que abriu oficialmente o 6º Empreenda Caraguatatuba, a maior feira de negócios da região, na noite de segunda-feira (21), no Teatro Mário Covas. A palestra foi ministrada pelo gerente de relacionamento do Sebrae/SP, Alexandre Robazza, que falou a um público formado
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá
Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. São disponibilizadas três vagas para
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização pré-temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou um programa de orientação e fiscalização com foco na temporada de verão 2024/2025. A iniciativa visa assegurar que os visitantes aproveitem os atrativos locais e que os comerciantes não sejam prejudicados pela concorrência desleal de atividades não autorizadas. As