Pesquisar No Site
Alertas, monitoramento eletrônico e orientações garantem acompanhamento de áreas de risco em Caraguatatuba
![Alertas, monitoramento eletrônico e orientações garantem acompanhamento de áreas de risco de Caraguatatuba Alertas, monitoramento eletrônico e orientações garantem acompanhamento de áreas de risco de Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2023/02/1-23-825x305.jpeg)
Alertas, monitoramento eletrônico e orientações garantem acompanhamento de áreas de risco em Caraguatatuba
O grande volume de chuva que caiu entre o último sábado e domingo (18/19) comprovou a eficácia do monitoramento constante nas áreas de riscos já mapeados pela Defesa Civil do município. Isso porque o órgão já sabe a quantidade de moradores, onde estão os principais riscos e o que a população precisa fazer em caso de alertas de situações mais graves.
Em Caraguatatuba, estão cadastradas 19 áreas e 54 setores com riscos de deslizamento/escorregamento de terra que variam de menor para maior risco. Elas ficam no Portal da Fazendinha (Jetuba), Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Jardim Forest, Cidade Jardim, Sumaré, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Cantagalo, Tinga, Prainha, Jardim Francis, Benfica, Jardim Califórnia, Estela D ´Alva, Caputera, Cocanha e Sertão dos Tourinhos.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2023/02/2-19.jpeg)
#PraTodosVerem: Construção interditada e isolada por agente da Defesa Civil
Os agentes da Defesa Civil avisam essas comunidades sempre que há um alerta de forma que eles estejam preparados e atentos aos sinais que a natureza emite.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, quando chove dias seguidos podem aparecer trincas no imóvel, movimento de solo ou de árvores. “A orientação é que nesses casos o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199”, orienta.
A população das áreas de risco deve estar sempre de prontidão, com documentos pessoais e medicamentos de uso contínuo à mão na necessidade de remoção ou evacuação imediata.
Em situação de alagamento, a orientação também é para a saída das casas caso a água comece a subir.
A chuva do último final de semana não registrou vitimas. Apenas perdas materiais.
Alguns bairros sofreram mais com os alagamentos provocados também pela maré alta. Em 12 horas choveu 232 milímetros, quando a média climatológica esperada para o mês de fevereiro todo é de 287,4mm.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras.
De acordo com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o sistema ajuda as equipes que estão nas ruas. “Estamos sempre aprimorando para dar mais agilidade ao serviço. Isso implica em uma visualização mais rápida das áreas de risco e na rapidez ao atendimento”.
Esses dados chegam automaticamente à coordenadoria e ficam no banco de dados, de forma a permitir gerenciar a parte operacional com mais brevidade.
A Prefeitura de Caraguatatuba mantém uma comunicação constante com a população, informando esses dados, através da página https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/01/plano-preventivo-da-defesa-civil-de-caraguatatuba/ e também das redes sociais do município.
Veja Também Recentes
![Novos Diretores eleitos para as Unidades Escolares participam de primeira reunião na Secretaria de Educação Novos Diretores eleitos para as Unidades Escolares participam de primeira reunião na Secretaria de Educação](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_7041-530x530.jpg)
Novos Diretores eleitos para Unidades Escolares participam de primeira reunião na Secretaria de Educação
Na quinta-feira (9), foi realizada a primeira reunião do ano, com as diretoras e diretores das unidades escolares, eleitos para uma gestão de dois anos, no salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. O objetivo do encontro foi alinhar diretrizes administrativas e pedagógicas, além de apresentar os desafios encontrados e
![Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Cia.-Estavel-Promodanca-e1737581572855-530x515.jpg)
Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas
A Cia. Estável Promodança se apresenta em Caraguatatuba entre os de quinta-feira a sábado (23 a 25) no Teatro Mario Covas, com o III Ato de Coppélia e Grand Divertissement. As sessões serão realizadas às 20h na quinta e sexta-feira e em dois horários no sábado, às 15h e às
![Adrena Run – Etapa Primavera reúne mais de 400 atletas em desafio no Morro Santo Antônio Adrena Run – Etapa Primavera reúne mais de 400 atletas em desafio no Morro Santo Antônio](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6921-530x530.jpg)
Adrena Run – Etapa Primavera reúne mais de 400 atletas em desafio no Morro Santo Antônio
Caraguatatuba recebeu no último domingo (26/1) a Adrena Run – Etapa Primavera, com mais de 400 atletas de todo o Estado para celebrar o fim da estação. A tradicional prova contou com percursos de 7 km, com uma volta no Morro Santo Antônio, e 14 km, para os competidores que
![58255fc3-3d8c-4f3b-82ff-79a564efefc4-1 58255fc3-3d8c-4f3b-82ff-79a564efefc4-1](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/58255fc3-3d8c-4f3b-82ff-79a564efefc4-1-530x530.jpg)
Prefeitura de Caraguatatuba realiza desobstrução da vala de drenagem entre bairros Jardim Britânia e Aruan
Na terça-feira (21), a equipe da secretaria de Serviços Públicos, com o apoio da Defesa Civil de Caraguatatuba realizou o desassoreamento da vala de drenagem na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, entre os bairros Jardim Britânia e Jardim Aruan. A ação teve o objetivo de remover a areia, lodo e
![Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/fd626a77-6801-4c3b-87dc-f5afeddee7d9-530x530.jpg)
Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba interditou uma lanchonete em estado precário no Centro da cidade na última semana, após denúncias registradas por cidadãos no canal 156. O estabelecimento apresentava controle de pragas vencido, licença de funcionamento expirada e diversos produtos mal armazenados, sem atender aos padrões de qualidade e identidade