Pesquisar No Site
Prefeitura capacita profissionais no programa de Redução de Danos para prevenção de ISTs/HIV/AIDS

Prefeitura capacita profissionais no programa de Redução de Danos para prevenção de ISTs/HIV/AIDS
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde iniciou neste ano, o programa de Redução de Danos, uma estratégia para melhorar a qualidade de vida de quem usa drogas, principalmente as injetáveis, e assim, minimizar os riscos associados ao uso das substâncias ilícitas.

#PraTodosVerem: Dois agentes leem material informativo da capacitação (Foto: Divulgação/PMC)
Para dar andamento ao programa, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) realiza capacitação de agentes de prevenção que percorrerão o município, abordando e orientando estas pessoas sobre como reduzir os danos à saúde.
Em seguida, passam por capacitação para conhecer os serviços ofertados no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) e até o final do mês iniciam os trabalhos externos.
Após o período de capacitação, os agentes visitarão pontos estratégicos do município habitualmente frequentados pelos usuários de drogas, principalmente durante a tarde e noite. Será orientado sobre o risco do compartilhamento de seringas e agulhas e informado sobre os serviços de saúde disponibilizados para detectar doenças como hepatites, sífilis e HIV/AIDS. Também haverá distribuição de insumos para prevenção.
Segundo o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, os usuários de álcool e outras drogas, são pessoas normalmente afetadas pelas ISTs, HIV/AIDS e pelas hepatites virais, devido à relação ao risco de exposição sexual ou pelo compartilhamento de objetos para uso de drogas.
“Nosso objetivo é reduzir os riscos da contaminação, sem necessariamente, interromper o uso, e orientando ainda, sobre a oferta dos serviços públicos”, destacou Portes.
UAMI
É um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece os testes rápidos de HIV/AIDS, hepatites B e C e sífilis. Também possui os serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e o trabalho de prevenção em todo município e de capacitação dos profissionais de saúde para teste rápido e diagnóstico. O espaço também oferece gratuitamente, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.
O teste rápido é aberto para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico.
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.
Veja Também Recentes

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba
Em uma sociedade na qual o cuidado com a infância é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e solidária, toda iniciativa voltada à proteção e ao bem-estar das crianças merece ser destacada. É nesse contexto que ações integradas entre o poder público e instituições da sociedade civil

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Livro e literatura são destaques na primeira edição do projeto “Bendita Fruta, a leitura como Semente”
No próximo dia 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a abertura do encontro será realizada pela escritora e professora de Língua Portuguesa

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades