Pesquisar No Site
Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo

Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo
O jovem Bruno Luiz Vieira Sales, de 15 anos, diagnosticado com autismo e egresso da Educação Inclusiva da rede pública municipal de Caraguatatuba, foi aprovado no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para o curso ‘Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio’.

#PraTodosVerem: Estudante Bruno Vieira e a professora da rede municipal de Caraguatatuba, Aline Okuda, lado a lado na Sala de Recursos Multifuncionais (Foto: Divulgação/PMC)
A conquista veio enquanto o estudante ainda concluía o 9º ano do ensino fundamental na EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo, onde também frequentava a Sala de Recursos Multifuncionais – espaço dedicado ao atendimento educacional especializado.
O resultado positivo foi recebido com alegria tanto por Bruno quanto por seus familiares, amigos e professores. “Eu estou muito feliz com a aprovação. Quero muito aprender coisas novas como programar e consertar computadores. Pensei que eu não iria passar, mas a minha preparação valeu a pena, depois de eu ter estudado e me esforçado com ajuda dos meus professores”, comemorou o estudante.
Para a mãe de Bruno, Cristina Marques, a inclusão educacional foi essencial para o desenvolvimento do filho, principalmente, no relacionamento interpessoal. “Ele melhorou muito a aprendizagem com o atendimento da Sala de Recursos, ganhando também mais autonomia e confiança no seu potencial. A Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de parabéns por contar com profissionais tão competentes na educação inclusiva”, elogiou.
Orgulho da professora de Atendimento Educacional Especializado, Aline Okuda, o jovem sempre foi um aluno dedicado, segundo conta. “Ele ia às aulas regulares e precisava de apoio apenas em algumas disciplinas. Na Sala de Recursos, cuidávamos das dificuldades e demandas necessárias para seu pleno desenvolvimento. Desejo muito sucesso nessa fase e estarei eternamente à disposição”, disse.
A prova do processo seletivo do IFSP – Câmpus Caraguatatuba foi aplicada no dia 11 de dezembro e a primeira lista de aprovados publicada no último dia 4 de janeiro. Bruno ficou entre os primeiros colocados no curso, que oferece apenas 40 vagas e tem período integral de aulas no primeiro ano de formação.
“Tenho muito orgulho do Bruno, que também recebeu diagnóstico de Síndrome de Asperger, e sei que ele se dedicará ainda mais no ensino médio. Não tenho como agradecer por tudo o que a escola Ujio e a professora Aline fizeram pelo meu filho”, completou Cristina Marques.
Para o futuro, ele espera ainda seguir a carreira de ator e dublador e conclui agradecendo. “Obrigado professora! Obrigado por tudo que você fez por mim e obrigado por estar comigo quando eu precisava. Me sinto muito grato por isso”, reconheceu Bruno.

#PraTodosVerem: Bruno Vieira posando para foto ao lado de uma taça de sorvete (Foto: Divulgação/PMC)
Atualmente, a rede pública municipal de ensino da cidade atende cerca de 370 alunos com transtorno do espectro autista (TEA), nas 25 escolas com Salas de Recursos Multifuncionais, que têm a lógica de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como Autismo, faz parte de um grande grupo de alterações globais do desenvolvimento denominado Transtornos do Neurodesenvolvimento, cujas características estão presentes desde o início da infância e que acompanham a pessoa durante todas as etapas da vida, podendo limitar ou prejudicar a participação em algumas atividades do dia a dia. Estes aspectos variam muito dependendo da gravidade, comorbidades, do nível de desenvolvimento, da idade e do acompanhamento que recebe.
Veja Também Recentes

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Capacitação e qualificação: PAT de Caraguatatuba realiza primeira aula do curso de inglês gratuito para mercado de trabalho
Cerca de 30 moradores de Caraguatatuba participaram, nesta segunda-feira (17), na sede do Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT), no bairro Sumaré, da primeira aula do curso gratuito de qualificação em inglês voltado ao atendimento profissional. A iniciativa é destinada exclusivamente a moradores do município com idade mínima de 16

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de tentativa de estupro no Travessão
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atenderam uma ocorrência de crime de tentativa de estupro no bairro Travessão, região sul da cidade, na manhã de sábado (15). De acordo com o boletim de ocorrência, houve um chamado por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI) para atender uma

“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba
Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série