Pesquisar No Site
Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz
Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz
O verão, estação mais esperada do ano para o Litoral Norte, chega às 18h48 do próximo dia 21. Com ele, vem também a preocupação com as famosas chuvas que tendem a causar transtornos na região.
Por isso, nesta sexta-feira (16), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior e representantes de órgãos como Climatempo, Defesas Civis, Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, Grupo de Bombeiros Marítimos (GBMar), Câmara Municipal, e empresas como Sabesp estiveram reunidos com a EDP, concessionária de Energia Elétrica na cidade, para acompanhar o Plano de Verão para atendimento da comunidade até março de 2023.
A meteorologista Marcely Sonderman, do Climatempo, destacou que no litoral tem muita umidade chegando, fica quente durante o dia e no final da tarde chegam tempestades de raios e rajadas de vento, problemas recorrentes durante o verão. “Agora em dezembro, até o dia 19, a gente vê que a frente fria já passou, mas ainda tem bastante precipitações. Então, teremos chuvas bem constantes”.
Ela explicou, ainda, que como tem muita nebulosidade, a tendência é ter temperaturas mais amenas, ajudado pelo fenômeno Lã Nina, que deixa o verão menos rigoroso. “Para os próximos 45 dias, serão pancadas de chuvas, com um corredor de umidade atuando ao longo do dia”“.
Segundo a meteorologista, fevereiro tem mais umidade e dias mais nebulosos, com chuvas frequentes e de muita intensidade, enquanto março não há previsão de um volume tão grande de chuvas.
O prefeito Aguilar Junior fez questão de agradecer a parceria que tem com a EDP e os outros órgãos, sobretudo nessa temporada que acredita que será a maior de todos os tempos, com expectativa da cidade receber mais de 500 mil turistas entre o período de 26 de dezembro e 3 de janeiro de 2023.
“A gente já vem trabalhando nos últimos dias no planejamento estratégico para que consiga, além de manter todos os serviços acontecendo na cidade, acolher bem o turista, veranista, porque é o momento que saímos de 130 mil habitantes para mais de 500 mil. É um grande desafio pensar em tudo e a gente depende mais de saber como vai ficar no nosso tempo”, explicou.
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, destacou a importância da criação do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que se aprimorou ao longo dos anos e que o diferencial é o atendimento às pessoas. “Quando a coisa aperta, as relações interpessoais fazem com que tudo isso funcione. A resposta mais quantitativa, mais abrangente, mostra como nossas relações tem sido importantes”.
Plano Verão
Para atender as ocorrências com mais agilidade, a EDP intensificou o treinamento das equipes de atendimento ao cliente e as manutenções preventivas da rede de energia elétrica neste período que a demanda têm um aumento de 65%.
Diante dos desafios, a EDP destacou que consolida todo trabalho feito durante o ano e reforça o efetivo para situações de emergência, a fim de reduzir o impacto dos fenômenos naturais e das condições meteorológicas ao fornecimento de energia. “Reduzir a quantidade de desligamentos, limitar os impactos e restabelecer a energia o mais rápido possível são as metas desta operação, que começa agora em dezembro e segue até o dia 31 de março”.
Ainda conforme a empresa, Plano Verão vai realizar o monitoramento diário para a manutenção da eficiência do atendimento em campo e montar um atendimento especial para fins de semana em que a previsão seja de tempo instável e chuvas.
Segurança para todos
Para prevenir acidentes com descargas elétricas a EDP orienta sobre alguns cuidados a serem tomados durante os temporais:
– Evite ficar em locais abertos e jamais procure abrigo em árvores ou postes. Procure um local fechado até a tempestade passar;
– Jamais se aproxime de cabos partidos ou fios soltos. Chame imediatamente a concessionária;
– Não tente retirar objetos das redes. Isso vale para pipas, tênis ou até animais;
– Durante o temporal, retire equipamentos das tomadas;
– Não faça manutenção ou instalação de antena de TV quando estiver chovendo;
– Se houver alagamento, desligue os equipamentos e retire imediatamente tudo das tomadas;
– Em caso de fios partidos ou cabos caídos, jamais se aproxime do local. Chame imediatamente a EDP.
Veja Também Recentes
Final de semana tem final de Futebol Amador da 2º Divisão e jogos do Máster 40 anos
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E Grêmio/Cirrose jogará contra o C.A Fortaleza às 15h. Em seguida, o Sindicato/Brasilia disputará com AF Santa Cruz ás 17h. No domingo (23) o campeonato de Futebol Amador da 2º Divisão chega a final. O time
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Centro de Atendimento do Poço da Anta
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba finalizou a revitalização do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis na última quinta-feira (14/11), no bairro Poço da Anta, na região Sul do município. O espaço comunitário foi entregue pelo prefeito
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
O Polo Cultural do Poiares foi palco para uma programação de dança e homenagem neste sábado (9). Com o espaço lotado de antigos alunos e seus familiares, além de apresentações de grupos, o ponto alto do evento foi a homenagem prestada à Carla Bueno, que teve seu nome dado à
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre