Pesquisar No Site
Som alto e outras infrações são alvo de fiscalização no fim de semana em Caraguatatuba

Som alto e outras infrações são alvo de fiscalização no fim de semana em Caraguatatuba

#PraTodosVerem: Fiscais de Posturas conversam com grupo de pessoas na faixa de areia sobre a utilização de caixa de som na praia (Foto: Divulgação/PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais um fim de semana de fiscalização para garantir a tranquilidade pública em praias e bairros do município. Os agentes da Secretaria de Urbanismo atenderam ao menos 50 ocorrências durante o plantão do último sábado (10) e domingo (11).
Com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar (PM), foram verificadas 19 denúncias relacionadas à perturbação de sossego em residências e comércios da cidade, sendo geradas duas multas de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 1.909 cada. O volume é considerado excessivo e sujeito à multa a partir de 45 decibéis, aferido por decibelímetro.
Nas praias, 22 pessoas foram abordadas pelo uso indevido de caixas de som portáteis e orientadas a desligar os equipamentos. Todas as situações foram resolvidas de forma pacífica, com a colaboração dos banhistas. Em caso de infração, a legislação municipal prevê a apreensão e remoção do aparelho, bem como a aplicação de multa.

#PraTodosVerem: Fiscais de Posturas conversam com grupo de pessoas na faixa de areia sobre a utilização de caixa de som na praia (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a ação, os fiscais também abordaram oito ambulantes, os quais foram advertidos quanto ao uso do espaço para evitar excesso de mercadorias em desacordo com a licença.
Em outra frente, cinco barracas de camping foram identificadas e removidas da faixa de areia. A instalação de acampamento, barracas e aparelhagens de campismo e habitação é proibida nas praias do município, conforme o artigo 237 da Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas).
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, com as mudanças de estratégia para este ano, a fiscalização ficou mais efetiva e eficaz. “Essas ações já fazem parte da rotina das equipes, porém estão sendo reforçadas com a chegada da alta temporada para que atividades clandestinas e ilegais não tenham vez na nossa cidade”.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e