Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a APAE, inaugura Residência Inclusiva para PcD nessa quinta-feira (8)
Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a APAE, inaugura Residência Inclusiva para PcD nessa quinta-feira (8)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi) e em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), inaugura nessa quinta-feira, dia 8, às 10h, no Indaiá, a Residência Inclusiva, que será o domicílio de pessoas com deficiência (PcD), sem vínculos familiares, entre 18 e 59 anos.
A Residência Inclusiva de Caraguatatuba é a primeira no Litoral Norte. Tem capacidade para abrigar até 10 pessoas e foi criada com o objetivo de proporcionar um lar para pessoas com deficiência, que não possuem família ou tenham elos rompidos.
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, esse é mais um equipamento instituído na gestão do prefeito Aguilar Junior, voltado a garantir proteção de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. “Proporcionar acolhida, segurança e paz a essas pessoas é a principal finalidade desse importante projeto de parceria entre a Prefeitura e a APAE”, ressaltou o secretário da Sepedi.
A instituição é administrada por profissionais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com supervisão da Sepedi. A assistente social da APAE, Renata Cristiane de Souza é a coordenadora do projeto e conta com uma equipe com mais uma assistente social, uma psicóloga, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, quatro cuidadores, uma cozinheira, um motorista um auxiliar administrativo e outro de serviços gerais.
No momento, a Residência Inclusiva abriga três moradores: um rapaz de 22 anos, aluno da APAE, paratleta da equipe de Caraguatatuba e que faz trabalhos como modelo; também uma jovem de 18 anos, que trabalha em um supermercado da cidade; e um homem de 52 anos.
“Os dois primeiros estavam institucionalizados há alguns anos, na Casa da Infância, após sofrerem violação de direitos, por parte da família. Agora têm um lar permanente, onde podem receber visitas, terão atividades socioeducacionais, culturais, fisioterapia, atendimento psicológico, lazer, acompanhamento nutricional e de assistência social. Já o mais velho também tem vínculos familiares rompidos e é usuário do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso)”, destacou Renata.
A coordenadora do projeto explicou que as atividades iniciaram em agosto e que nesse período foi realizado um trabalho de adaptação dos moradores e fortalecimento de vínculos entre eles. “Eles, agora, são uma família. Essa tem sido uma experiência enriquecedora para todos com resultados muito positivos. A APAE agradece o apoio, confiança e parceria da Prefeitura de Caraguatatuba para implementar e fazer dar certo esse projeto”, afirmou.
Veja Também Recentes
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Fiscalização da Prefeitura e Polícia Ambiental resulta em multa por desmatamento irregular
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Polícia Militar Ambiental desencadearam nesta terça-feira (12) uma ação que resultou em dano ao patrimônio público no bairro Porto Novo. O caso foi descoberto após um monitoramento feito pela Secretaria de Urbanismo, ao notarem que o desmatamento ultrapassou áreas licenciadas, causando danos em uma
Palestra ‘Inteligência Artificial nos Negócios’ foi tema de abertura do 6º Empreenda Caraguatatuba
Inteligência Artificial nos Negócios foi o tema da palestra que abriu oficialmente o 6º Empreenda Caraguatatuba, a maior feira de negócios da região, na noite de segunda-feira (21), no Teatro Mário Covas. A palestra foi ministrada pelo gerente de relacionamento do Sebrae/SP, Alexandre Robazza, que falou a um público formado
EMEF Professor Auracy Mansano promove Semana de Prevenção e Combate às Drogas
Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Auracy Mansano receberam diversas atividades durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O evento integra ações educativas da escola e trouxe uma palestra enriquecedora sobre os perigos associados ao uso de substâncias como álcool e cigarro. A palestra
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,