Pesquisar No Site
Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba se formam e iniciam atividades nesta quarta-feira
Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba se formam e iniciam atividades nesta quarta-feira
A noite da segunda-feira (19) foi marcada pela emoção e alegria dos 66 Guardas Civis Municipais (GCMs), familiares e presentes.
A entrega dos diplomas foi no Buffet Império Kids e reuniu mais de 500 pessoas. A primeira turma, a pioneira, se apresentou aos convidados e os melhores foram agraciados com placas.
Presentes na cerimônia estiveram o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito Dr. José Ernesto, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, secretários municipais, vereadores, além de representantes das Guardas Civis de São José dos Campos (onde a turma fez a parte prática da formação), Ubatuba e São Sebastião, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos, Associação Brasileira de Hotéis, Associação Comercial, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, CDP, entre outros.
Em um discurso emocionado, o prefeito Aguilar Junior lembrou o quanto lutou para a implantação da guarda, enfrentando pandemia e hoje viu o sonho ser realizado, uma luta de anos.
“Essa é uma realização muito mais que pessoal, é da cidade. Há muitos anos que queremos a GCM em Caraguá. Muitos colocaram em seus planos de governo e nunca saiu e hoje temos a GCM, uma realidade para o município. É uma noite de felicidade, para festejar, porque Caraguatatuba, a partir de hoje, tem uma GCM. Quero deixar aqui toda a minha gratidão ao comandante da GCM de São José dos Campos, Carlos de Queiroz, porque fez a diferença”, completou o prefeito, acrescentando que adora um desafio. “Quando temos uma meta, vou buscar. E assim foi com a GCM, é tudo proposta que foi feita com a população. Isso é sair das quatro linhas, fazer mais que o combinado, enfrentar os problemas que nunca ninguém teve coragem de enfrentar”, destacou.
O prefeito disse ainda: “É com muito orgulho que apresento a vocês a melhor turma de todos os tempos, é a primogênita, é a turma que vai fazer a diferença. Entreguem cada vez mais para a população que é diferente, um povo resiliente, ordeiro, que esperam vocês por muitos anos. Estarei com os senhores ombro a ombro. Vejam em mim, muito mais que um prefeito, vejam um amigo que junto com vocês vai fazer a diferença na vida das pessoas. Honrem essa farda, honrem o brasão do município, façam o melhor de vocês, entreguem serviço público todos os dias e estarei com vocês até o final, seja como prefeito ou depois. Sejam bem-vindos”, concluiu.
O secretário Marcel Giorgeti também lembrou que desde criança ouvia que a Guarda Civil Municipal seria implantada e só na atual gestão ela foi concretizada. “Este é um dia histórico e a cidade vai precisa a cada ano mais dos senhores”.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, também destacou a importância da GCM se tornar uma realidade. “Lembro dois momentos muito especiais, quando o projeto chegou no Legislativo e quando fui falar com meu amigo pessoal, Anderson Farias (prefeito de São José dos Campos) para conhecer a GCM de lá e que no fim, teve um papel importante na formação dos nosso GCMs”.
Durante a cerimônia foram homenageados como destaque da formação os GCMs Lopes (1º), Leonardo (2º) e Anilton (3º); destaque feminino GCMs Rech (1º), Lobo (2º) e Toledo (3º); e GCMs PCDs Botelho (1º), Arrais (2º) e Ribeiro (3º).
No evento, os formandos fizeram o juramento da base e o GCM Camilo, orador da turma, falou sobre a expectativa da abertura do edital, as provas, os dias de treinamento e a ansiedade de cada um para passar em todas a provas, e, enfim, servir ao município.
O GCM Anilton contou que para chegar neste estágio passou por anos desafiadores, de incerteza, mas está feliz por ter concluído e formação e hoje poder contribuir com Caraguatatuba.
Com a formatura, os 66 GCMs estão prontos para irem às ruas a partir desta quarta-feira (21) sob o comando do superintendente Cláudio Dias. Eles serão mais um reforço nesta temporada de verão.
A sede da Guarda Civil Municipal funciona na Avenida Fernando Costa, 62, no bairro Sumaré. O telefone de atendimento é o 153.
Veja Também Recentes
Instituto Federal de Caraguatatuba abre edital com vagas remanescentes para curso Técnico em Meio Ambiente
O Instituto Federal, Campus Caraguatatuba, está com Edital de Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Edital nº 88/2024 para o curso Técnico em Meio Ambiente. O curso tem duração de 4 semestres e é oferecido no período vespertino (das 13h30 às 17h55). Os interessados devem comparecer
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se
Governo Municipal segue com operação tapa-buraco em cinco bairros de Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, continua nesta quarta-feira (22/1), com a operação tapa-buracos nos bairros do Jardim Aruan, Poiares, Indaiá, Ponte Seca e Sumaré, na região central de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (20/1), os funcionários recapeiam trechos críticos de ruas e avenidas com mais reclamações de
Procon de Caraguatatuba fornece dicas de pesquisa e economia na compra de materiais escolares
Com foco no equilíbrio orçamentário das famílias, busca de melhores ofertas de materiais didáticos e evitar golpes na internet, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece algumas orientações que auxiliam na economia e conscientização dos consumidores durante a aquisição do material escolar de mais um ano letivo. De acordo com
Efetivo da Guarda Civil Municipal do patrulhamento com moto passa por curso de reciclagem e treinamento
Equipe da Guarda Civil Municipal (CGM) que trabalha nas ruas com motos passa, nesta terça e quarta (28 e 29), por aperfeiçoamento de técnicas de deslocamento e abordagem com segurança, com aulas teórica e prática. A formação, promovida pelo diretor Operacional da GCM, Anderson Carlos Alves, é uma iniciativa do