Pesquisar No Site
Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba se formam e iniciam atividades nesta quarta-feira
Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba se formam e iniciam atividades nesta quarta-feira
A noite da segunda-feira (19) foi marcada pela emoção e alegria dos 66 Guardas Civis Municipais (GCMs), familiares e presentes.
A entrega dos diplomas foi no Buffet Império Kids e reuniu mais de 500 pessoas. A primeira turma, a pioneira, se apresentou aos convidados e os melhores foram agraciados com placas.
Presentes na cerimônia estiveram o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito Dr. José Ernesto, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, secretários municipais, vereadores, além de representantes das Guardas Civis de São José dos Campos (onde a turma fez a parte prática da formação), Ubatuba e São Sebastião, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos, Associação Brasileira de Hotéis, Associação Comercial, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, CDP, entre outros.
Em um discurso emocionado, o prefeito Aguilar Junior lembrou o quanto lutou para a implantação da guarda, enfrentando pandemia e hoje viu o sonho ser realizado, uma luta de anos.
“Essa é uma realização muito mais que pessoal, é da cidade. Há muitos anos que queremos a GCM em Caraguá. Muitos colocaram em seus planos de governo e nunca saiu e hoje temos a GCM, uma realidade para o município. É uma noite de felicidade, para festejar, porque Caraguatatuba, a partir de hoje, tem uma GCM. Quero deixar aqui toda a minha gratidão ao comandante da GCM de São José dos Campos, Carlos de Queiroz, porque fez a diferença”, completou o prefeito, acrescentando que adora um desafio. “Quando temos uma meta, vou buscar. E assim foi com a GCM, é tudo proposta que foi feita com a população. Isso é sair das quatro linhas, fazer mais que o combinado, enfrentar os problemas que nunca ninguém teve coragem de enfrentar”, destacou.
O prefeito disse ainda: “É com muito orgulho que apresento a vocês a melhor turma de todos os tempos, é a primogênita, é a turma que vai fazer a diferença. Entreguem cada vez mais para a população que é diferente, um povo resiliente, ordeiro, que esperam vocês por muitos anos. Estarei com os senhores ombro a ombro. Vejam em mim, muito mais que um prefeito, vejam um amigo que junto com vocês vai fazer a diferença na vida das pessoas. Honrem essa farda, honrem o brasão do município, façam o melhor de vocês, entreguem serviço público todos os dias e estarei com vocês até o final, seja como prefeito ou depois. Sejam bem-vindos”, concluiu.
O secretário Marcel Giorgeti também lembrou que desde criança ouvia que a Guarda Civil Municipal seria implantada e só na atual gestão ela foi concretizada. “Este é um dia histórico e a cidade vai precisa a cada ano mais dos senhores”.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, também destacou a importância da GCM se tornar uma realidade. “Lembro dois momentos muito especiais, quando o projeto chegou no Legislativo e quando fui falar com meu amigo pessoal, Anderson Farias (prefeito de São José dos Campos) para conhecer a GCM de lá e que no fim, teve um papel importante na formação dos nosso GCMs”.
Durante a cerimônia foram homenageados como destaque da formação os GCMs Lopes (1º), Leonardo (2º) e Anilton (3º); destaque feminino GCMs Rech (1º), Lobo (2º) e Toledo (3º); e GCMs PCDs Botelho (1º), Arrais (2º) e Ribeiro (3º).
No evento, os formandos fizeram o juramento da base e o GCM Camilo, orador da turma, falou sobre a expectativa da abertura do edital, as provas, os dias de treinamento e a ansiedade de cada um para passar em todas a provas, e, enfim, servir ao município.
O GCM Anilton contou que para chegar neste estágio passou por anos desafiadores, de incerteza, mas está feliz por ter concluído e formação e hoje poder contribuir com Caraguatatuba.
Com a formatura, os 66 GCMs estão prontos para irem às ruas a partir desta quarta-feira (21) sob o comando do superintendente Cláudio Dias. Eles serão mais um reforço nesta temporada de verão.
A sede da Guarda Civil Municipal funciona na Avenida Fernando Costa, 62, no bairro Sumaré. O telefone de atendimento é o 153.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação
Procon de Caraguatatuba orienta consumidores sobre compras de presentes natalinos
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura da Praça Antônio Fachini na Martim de Sá
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba concluiu a pintura da Praça Antônio Fachini na última segunda-feira (16/12), no bairro Martim de Sá. A Praça Antonio Fachini fica no centro da Avenida Aldino Schiavi, a principal da Martim de Sá, e
Exposições no MACC apresentam pintura, bordado ativista e fotografia
Fechando o ano de 2024 com muita arte, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba por meio do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realiza a abertura de três exposições no dia 20 de dezembro, às 18h. As mostras Emaranhadas, do Coletivo Linhas do Mar, Olhares de Ennio
MACC promove oficina gratuita de desenho da figura humana com Anna Verena
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) promove a Oficina de Desenho da Figura Humana, ministrado pela artista e professora Anna Verena nos dias 3 e 6 de dezembro. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo formulário disponível aqui https://forms.gle/jL75cmP1NRHcUBRU7 . A oficina é gratuita e será realizada na Sala Pedagógica