Pesquisar No Site
Estratégia e monitoramento colocam Caraguatatuba no topo do ranking de erradicação do trabalho infantil
Estratégia e monitoramento colocam Caraguatatuba no topo do ranking de erradicação do trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, trabalha diariamente na erradicação do trabalho infantil no município.
O serviço é liderado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI. O programa tem como objetivo contribuir para a identificação e retirada de crianças e adolescentes com menos de 16 anos em situação de trabalho, com exceção da condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.
O programa trabalha através das ações estratégicas utilizando informação, mobilização, identificação, proteção social, apoio, defesa, responsabilização e monitoramento do trabalho infantil em Caraguatatuba para evitar a exploração do trabalho infantil.
Todo o trabalho e resultado colocaram Caraguatatuba como líder no ranking de cidades do Estado de São Paulo, com ações efetivas e no monitoramento do trabalho infantil. O município foi a cidade que mais efetivou as ações e registrou no sistema de monitoramento de combate ao trabalho infantil em todo o Estado.
O ranking foi definido durante 1º Encontro Estadual AEPETI, no relatório do 1º semestre de 2022, do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI). O evento foi realizado em São Carlos, com mais de 80 municípios do Estado de São Paulo.
No período entre junho de 2021 até agosto de 2022, o plano de ação do município identificou 28 casos de trabalho infantil no município, sendo sete de crianças entre 0 a 13 anos, seis de 14 a 15 anos e 15 de adolescentes entre 16 e 18 anos.
Segundo a assessora de governança da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, o trabalho infantil contribui para reprodução do ciclo da pobreza intergeracional que muitas famílias vivenciam.
“Muitas vezes, as crianças que trabalham têm pais e mães que passaram por isso na infância e permanecem em situação de vulnerabilidade na vida adulta, tendo como consequência o prejuízo causado pelo trabalho infantil no processo de escolarização. Crianças tem que brincar e estudar”, reforça.
Desde agosto de 2021, o PETI de Caraguatatuba vem disseminando conhecimento sobre o tema, dessa forma, iniciou-se uma intensa agenda socioassistencial e intersetorial de orientações e capacitações sobre o programa e o trabalho infantil, compreendendo perspectivas socioculturais, desenvolvimento, atual realidade e possibilidades. “Nesse processo de constante estudo e atualização foram capacitadas até o momento aproximadamente 700 pessoas, entre profissionais dos serviços socioassistenciais, intersetoriais como conselheiros tutelares, comércio e varejo, aprendizagem, saúde, educação, esporte, cultura, Fundação Casa até universidade e a própria população referenciada”, explica Fernanda de Moura Souza, psicóloga e técnica de referência das Ações Estratégicas do PETI de Caraguatatuba.
“O intenso trabalho de informação e mobilização possibilitou a orientação adequada sobre o que é o programa, o trabalho infantil, quais são os papéis, responsabilidades e políticas públicas da rede socioassistencial e intersetorial na prevenção e erradicação da violação dos direitos de crianças e adolescentes embasados nas diretrizes e normativas do PETI”, complementou.
A técnica finaliza explicando que o PETI é uma força positiva para a mudança da atual perspectiva social sobre trabalho infantil no país. “A interação e participação de todos juntos a essas forças é, dentre outros, um dos caminhos e a possibilidade de uma nova realidade mais protegida, respeitosa e consciente. A continuidade das atividades das ações estratégicas do PETI continuarão em progressista estruturação, manutenção e implantação no ano de 2023”, salientou.
E casos de denúncias de crianças ou adolescente em trabalho infantil, é necessário acionar as equipes de abordagens pelos números (12) 3886-2960, (12) 99794-1465 e (12) 99753-0071. Outra opção é acionar o Conselho Tutelar pelo número (12) 99723-6758.
Veja Também Recentes
Prefeitura prossegue com força-tarefa na limpeza dos bairros, preparando a cidade para temporada de verão
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a força-tarefa para dar andamento às atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da
Fundacc realiza audição para Escola de Bailados
Neste sábado (14/12), a Escola de Bailados de Caraguatatuba fará audição para novos alunos e alunas a partir das 8h30. O encontro será no Polo Cultural do Centro, a partir das 8h30. Podem participar crianças e jovens de 5 a 16 anos. Na programação, às 9h será a audição para alunos de 5 a 10 anos e às 11h, de 11 a 16 anos. O
Prefeitura de Caraguá intensifica ações para combater a perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, fortaleceu as fiscalizações nas praias com o objetivo de garantir o sossego e a ordem pública. Diversas ações foram registradas no último final de semana. Na ocasião, foram atendidas 26 denúncias de perturbação, que resultaram em duas multas 460 VRMS,
Caraguatatuba registra 437 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba está com 437 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Destas, 106 são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. As vagas temporárias são: açougueiro (supermercado); ajudante de açougue; ajudante de cozinha;
Cena teatral em Caraguá ganha força após “Litoral Encena” e “Festival Estudantil de Teatro”
A potência do teatro em Caraguatatuba tem se revelado e ganhado força nos últimos meses. Eventos como o 15º Litoral Encena e o 13º Festival Estudantil de Teatro (FET) é um forte exemplo disso. Em novembro, os dois eventos agitaram a cena teatral em vários espaços do município, como a