Pesquisar No Site
Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal
Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última semana o encerramento do projeto ‘Educa Sabesp’. Desenvolvido pelo Setor de Projetos em parceria com a Sabesp, a ação foi realizada como piloto em quatro unidades escolares, envolvendo 16 turmas e aproximadamente 450 alunos.
“O objetivo do projeto é ampliar o diálogo sobre a água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais”, explicou a articuladora Mayara Peixoto.
Iniciado no 1º semestre letivo de 2022, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Este ano, com orientação dos professores Bruno da Silva Pereira, Ana Paula Accacio Veloso, Alessandra Regina Pinheiro da Costa, Alex Sandro e Bárbara Amaral Paiva, participaram as Emefs Profª Maria Aparecida Ujio; Profº Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e Emefebs Ricardo Luques Sammarco Serra.
Durante o projeto, os professores participaram de uma capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, desenvolveram e aplicaram planos de aula com tema ‘água e saneamento’ e realizaram com os alunos a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) no Porto Novo, proporcionando uma vivência maior com o tema estudado.
Na atividade externa os alunos puderam ver como ocorrem todos os processos da água, da captação ao tratamento e distribuição. Como resultado final, os alunos produziram trabalhos e atividades que puderam ser apreciados em exposições das unidades escolares e que estão em exposição na sede da Secretaria de Educação até o final da próxima semana.
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participaram das atividades com os estudantes, explicando sobre os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, esteve presente no evento de encerramento e destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do prefeito Aguilar Junior, agradeceu a dedicação dos professores, equipes gestoras, do setor de Projetos e demais envolvidos nas atividades. Agradeceu também aos profissionais da Sabesp que se empenharam em receber educadores e alunos compartilhando suas experiências profissionais, contribuindo para seu desenvolvimento.
“A parceria entre a Prefeitura e a Sabesp vem enriquecer as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Educação. Sob o ponto de vista pedagógico, as práticas educativas do projeto fortalecem ainda mais essas ações, transmitindo aos alunos ensinamentos que podem transformar sua vivência e relação cotidiana com o meio ambiente para que possam ser mais saudáveis e sustentáveis”, finalizou.
Confira aqui alguns registros das cerimônias de encerramento do projeto Educa Sabesp.
Veja Também Recentes
Obras de esgoto são executadas nos bairros Golfinhos, Santa Rosa, Capricórnio e Massaguaçu
Continuam as obras de esgotamento sanitário dos bairros de Golfinhos, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio e Massaguaçu, em Caraguatatuba. Os trabalhos fazem parte do Onda Limpa Litoral Norte, o maior programa ambiental da costa brasileira, e vão contribuir para melhorar as condições das praias do município que é
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba continua registrando índice zero de afogamento e nenhum óbito registrado durante o período de 27 a 29 de dezembro de 2024. O município mantém o melhor índice em comparação aos demais municípios do litoral Norte do Estado de São Paulo:
Caraguatatuba organiza força-tarefa para manter praias limpas e organizadas após festas de Réveillon
O Réveillon em Caraguatatuba é sempre um sucesso, reunindo milhares de pessoas na orla da cidade para as festividades e queima de fogos. Mesmo com todo o movimento da virada de ano, a Prefeitura assume o compromisso de manter as praias limpas imediatamente após as festas, para quem quer chegar
Polícia Militar e GCM realizam abordagens e impedem fluxo na Martim de Sá
Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a GCM (Guarda Civil Municipal) de Caraguatatuba na tarde de domingo (1/12) conseguiu impedir um fluxo na Avenida Dr. Aldino Schiavi, na praia Martim de Sá. Na oportunidade, policiais e Guardas Civis Municipais realizaram a abordagem de jovens que se encontravam próximo
Chefe da equipe Magrelomotors avalia a temporada de Anna Luiza Pimpão na F4 Graduados
Denis Silva, chefe e preparador da equipe Magrelomotors está em atividade com pilotos de kart há 15 anos. Neste período ajudou a revelar vários talentos, mas para ele, Anna Luiza Pimpão é diferenciada. Responsável pelo desenvolvimento das habilidades da jovem, ele enfatiza o tamanho do potencial competitivo que ela ainda