Pesquisar No Site
Combate à perturbação do sossego e a atividades ilegais são foco de fiscalização no feriado prolongado em Caraguatatuba
Combate à perturbação do sossego e a atividades ilegais são foco de fiscalização no feriado prolongado em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou diversas ações de fiscalização de posturas durante o feriado prolongado da Proclamação da República. Entre sábado (12) e terça-feira (15), foram registradas ocorrências por perturbação de sossego público, transporte irregular, comércio ambulante sem autorização e outras.
Os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo, com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar (PM), atenderam 36 denúncias relacionadas à perturbação de sossego, verificadas em residências e comércios, resultando na aplicação de cinco multas no valor de R$ 1.909,00 cada.
Nas praias, 32 pessoas foram abordadas pelo uso indevido de caixas de som portáteis e orientadas a desligar os equipamentos. Em caso de infração, a legislação municipal prevê a apreensão e remoção do aparelho, bem como a aplicação de multa. O volume é considerado excessivo a partir de 45 decibéis, aferido por decibelímetro. Ao final, duas caixas foram apreendidas.
Ainda nas praias Martim de Sá, Prainha, Mococa, Cocanha e Indaiá, ações de fiscalização foram realizadas contra o comércio ambulante clandestino. O trabalho, acompanhado da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental (PMA), terminou no confisco de mais de 500 itens vendidos ilegalmente, entre óculos de sol, chapéus e bonés, capas protetoras para celular e camisetas.
Em outra frente, os fiscais da Secretaria de Urbanismo também fiscalizaram 11 veículos de fretamento turístico, sendo três multados em R$ 2.075 cada. Eles não possuíam autorização para transportar passageiros e deixá-los na praia e parar fora de estacionamento de hotéis e pousadas regulares.
A Prefeitura lembra que para ônibus e vans de turismo é obrigatória a circulação no município com a devida autorização. As solicitações devem ser feitas no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/, no prazo mínimo de 10 dias úteis que antecedem a viagem.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, reforçou que os fiscais vão intensificar ainda mais as ações por conta das proximidades do verão e alta temporada. “Nos próximos meses, a tendência é que a atuação das equipes seja cada vez mais constante e intensiva para que atividades clandestinas e ilegais não tenham vez na nossa cidade”, afirmou.
Legislação
As ações têm como base a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas), que trata, entre outras coisas, da utilização das praias, vias e logradouros públicos. A legislação cita que compete à Prefeitura o licenciamento, fiscalização e zelo pelo uso adequado desses espaços, visando o bem-estar social, a manutenção da ordem, limpeza, higiene e sossego público.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso abre edital para eleição de novos representantes da Sociedade Civil biênio 2025/ 2027
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) de Caraguatatuba informa que a partir de segunda-feira, dia 4, estarão abertas as inscrições para eleição dos representantes da Sociedade Civil, nas vagas de Conselheiros titulares e suplentes, biênio 2025/2027. Confira aqui A eleição de Conselheiros Representantes da Sociedade civil
Caraguatatuba recebe GIRO PRO, ação do programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Caraguatatuba receberá, no dia 11 de novembro, o GIRO PRO, uma iniciativa do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em