Pesquisar No Site
Caraguatatuba celebra volta do Festival do Mexilhão com sucesso de público e festa da cultura caiçara

Caraguatatuba celebra volta do Festival do Mexilhão com sucesso de público e festa da cultura caiçara
Depois de 10 anos, o Festival do Mexilhão voltou a movimentar a cultura de Caraguatatuba. A 12ª edição do tradicional evento gastronômico recebeu mais de 5 mil visitantes entre os dias 11 e 15 de novembro.

#PraTodosVerem: Visão frontal de grande panela com preparo marisco lambe-lambe (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Na Praça Irmã Lucila, entre as praias da Cocanha e do Massaguaçu, o público pôde aproveitar os sabores da culinária caiçara em pratos como marisco lambe-lambe, bolinho e vinagrete de mexilhão, bem como doces e cervejas artesanais. Além disso, teve espaço para exposição e venda de artesanato.
Organizado pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, o objetivo da iniciativa é promover a cultura caiçara, a divulgação da maricultura e fomentar o turismo da região.

#PraTodosVerem: Vista da praça de alimentação do Festival do Mexilhão, com pessoas em torno de mesas e tendo ao fundo os boxes participantes do evento (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Neste retorno da festa, que não ocorria desde 2012, o sucesso do evento foi tão grande que ganhou mais dois dias de programação.
“Essa edição superou todas as nossas expectativas, apesar da insegurança em voltar depois de tanto tempo. O pessoal vendeu mais do que esperava, chegando a comercializar quase duas toneladas de mexilhão. Um excelente resultado para todos nós”, avaliou o presidente da Amapec, José Luiz Alves.
Além de promover diversas apresentações musicais, o 12º Festival do Mexilhão também celebrou a vida comunitária com o Fandango Caiçara do Mestre Pedrinho, importante representante dessa expressão musical-coreográfica-poética e festiva, que é um dos bens imateriais que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil.

#PraTodosVerem: Homens e mulheres vestidos com roupas coloridas e usando chapéus em apresentação de Fandango Caiçara durante o Festival do Mexilhão (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Segundo a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, o festival marca a união da política de preservação e o resgate da cultura caiçara. “Nos últimos anos temos apoiado e engajado a comunidade da Cocanha para o desenvolvimento do turismo local, um projeto que vem crescendo e se destacando cada vez mais como uma vitrine para nossa cidade”, destacou.
Veja Também Recentes

Secretaria de Educação de Caraguatatuba faz 2ª convocação de aprovados da seleção de agente de apoio escolar
Mais oito aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 do Governo Municipal para exercer temporariamente o cargo de agente de apoio escolar (AAE) são aguardados até a próxima sexta-feira (9/5), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá. É necessário trazer

Oficina “Leitura Fotográfica” com Bianca Canada inicia neste sábado em Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe nos dias 10 e 24/5 (aos sábados), em dois períodos, das 10h às 13h e das 14h às 17h, a oficina “Leitura Fotográfica” com Bianca Canada. São 20 vagas por período e a inscrição deve ser realizada pelo formulário disponível

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes