Pesquisar No Site
Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba visitam Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato

Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba visitam Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato
A sala de aula ganhou um formato diferente para alunos das Escolas Municipais Prof. João Benedito Marcondes e Masako Sone, de Caraguatatuba. Os estudantes visitaram a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Alunos da rede municipal de Caraguatatuba posam para foto durante visita à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba-SP (Foto: Divulgação/PMC)
Os alunos foram recepcionados pelo gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, Igor Rosa, que despertou o interesse ao citar exemplos da utilização do gás no cotidiano das famílias. “Aqui na UTGCA, nós recebemos a matéria-prima, que é o gás retirado do fundo do mar, e transformamos em algo que possamos usar, como o GLP e o gás natural utilizado em veículos”, explicou Igor, convidando os alunos a refletir sobre como são usados diversos ingredientes para o preparo de um bolo, em uma comparação com o processo que estavam conhecendo.
Os participantes demonstraram grande curiosidade a cada explicação. Eles também puderam conhecer por dentro como é a Unidade e parte do processo de produção. Um dos alunos comentou que nunca tinha visto toda aquela tecnologia e os equipamentos apresentados durante a visita.

#PraTodosVerem: Técnicos da UTGCA durante explanação para alunos da rede municipal de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Conceitos como o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente também foram enfatizados durante as apresentações feitas pela equipe da Petrobras.
Para o professor Robson de Morais, da EMEF Benedito Marcondes, o relacionamento entre escola e empresa faz toda a diferença no aprendizado. “A oportunidade de visitar uma indústria que está instalada na cidade onde vivem é muito importante. Eles passam a entender o que é produzido no local e como o gás chega até as pessoas. Eu mesmo não imaginava a magnitude da UTGCA. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa”, concluiu.
A visita faz parte do projeto “Energia com Escolas”, uma iniciativa das gerências de Comunicação e Responsabilidade Social da Petrobras.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro