Pesquisar No Site
Profissionais de saúde são capacitados com foco em reduzir taxas de sífilis em gestantes
Profissionais de saúde são capacitados com foco em reduzir taxas de sífilis em gestantes
Cerca de 250 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e laboratórios dos municípios do Litoral Norte participaram na última segunda-feira (24) de uma capacitação para otimizar o atendimento às gestantes diagnosticadas com sífilis.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. O tratamento é a penicilina benzatina (benzetacil), que pode ser aplicada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
O encontro foi organizado pelos Núcleos de Educação Permanente (NEP) dos quatro municípios do Litoral Norte e conduzido pelos técnicos do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, na Secretaria de Educação de Caraguatatuba.
Abordaram o diagnóstico, tratamento e o acompanhamento das gestantes diagnosticadas com sífilis e o tratamento e acompanhamento de crianças expostas à doença ou já diagnosticadas com sífilis. Também foram apresentados os dados epidemiológicos da região.
A partir desse encontro foram criadas estratégias para conhecer o universo de gestantes em cada território; monitorar a realização de pré-natal com busca ativa de faltosas; acompanhar resultados de exames e realizar convocações e o tratamento das gestantes com sífilis; incentivar adesão do pré-natal do homem e caso necessário tratá-lo adequadamente, entre outros.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, reafirma que deve ser feito algo para melhorar a situação da sífilis nas quatro cidades. “É uma doença que pode causar aborto ou má formação ao bebê se adquirida durante a gestação e não tratada corretamente. Após esse encontro temos que combater o índice da doença na região e diminuir o número de casos”, destacou.
O diagnóstico é feito com teste rápido disponível em qualquer unidade de saúde do município, com resultado em, no máximo, 30 minutos. A testagem e acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal contribuem para o controle da sífilis congênita.
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais e com ínguas nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
Após um período, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, avança no organismo, com surgimento de manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias.
Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima: https://tinyurl.com/mrxe47b2.
Veja Também Recentes
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Natal
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (23) a operação especial para o Feriado de Natal como parte da Operação Verão 2024/2025. A expectativa é que cerca de 189 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 23 a 27 de dezembro. Esta será a primeira temporada
Fundacc realiza Segunda Festa do Fandango Caiçara
Neste sábado, 21 de dezembro, Caraguatatuba reúne o melhor da cultura fandangueira da região com a segunda Festa do Fandango Caiçara. O evento promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) é gratuito e acontece das 16 às 23 horas, no Espaço Paulo Mott, localizado na praça de artesanato, no Centro da
Cena teatral em Caraguá ganha força após “Litoral Encena” e “Festival Estudantil de Teatro”
A potência do teatro em Caraguatatuba tem se revelado e ganhado força nos últimos meses. Eventos como o 15º Litoral Encena e o 13º Festival Estudantil de Teatro (FET) é um forte exemplo disso. Em novembro, os dois eventos agitaram a cena teatral em vários espaços do município, como a
Prefeitura entrega 150 títulos de regularização fundiária no Núcleo Vector e soma mais de 3 mil desde 2017
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (26) a entrega dos títulos de regularização fundiária aos moradores do Núcleo Vector, no bairro Pegorelli. Ao todo, foram regularizadas 153 unidades no local e asseguradas 111 titulações, sendo 50 títulos específicos e 61 títulos sociais entregues. A cerimônia foi realizada na presença
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza transporte clandestino de passageiros
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em conjunto com a Secretaria de Urbanismo, a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Polícia Militar, realizaram no domingo (08) fiscalização visando coibir o transporte