Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza 6,9 mil acolhimentos de moradores em situação de rua desde 2019
Prefeitura de Caraguatatuba realiza 6,9 mil acolhimentos de moradores em situação de rua desde 2019
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou entre janeiro de 2019 e julho de 2022 mais de 22,7 mil abordagens de moradores em situação de rua.
Durante o período, a equipe tem realizado as abordagens em pontos estratégicos onde essa população escolhe para se instalar. Desse total, 6.945 pessoas foram acolhidas pelas Casas de Passagens conveniadas com a Prefeitura.
Somente neste ano, foram 1.519 acolhimentos de pessoas encaminhadas aos abrigos, onde recebem alimentação completa e banho garantindo sua dignidade. Todas são acompanhados pela equipe técnica.
Ao longo do acompanhamento social são realizados diversos encaminhamentos visando a reestrutura de vínculos sociais e familiares. Alguns recebem ainda acompanhamento técnico pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no serviço do Programa de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI).
Quando identificadas situações que envolvam dependência química, são realizadas as articulações junto à Secretaria de Saúde, através do CAPS AD e das comunidades terapêuticas existentes no município.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria das pessoas abordadas pertence aos municípios vizinhos ou outros Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Como ajudar
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS, que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviços:
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino
Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Acolhimento Temporário Feminino e Famílias
Rua: Antonio Francisco Peliciari 955, Cantagalo
CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social)
Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes
Trabalhos de limpeza nos bairros preparam a cidade para temporada de verão
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
Polícia Militar e GCM realizam abordagens e impedem fluxo na Martim de Sá
Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a GCM (Guarda Civil Municipal) de Caraguatatuba na tarde de domingo (1/12) conseguiu impedir um fluxo na Avenida Dr. Aldino Schiavi, na praia Martim de Sá. Na oportunidade, policiais e Guardas Civis Municipais realizaram a abordagem de jovens que se encontravam próximo
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Agricultura para fortalecimento dos produtores de cerveja artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (17), a visita do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para tratar do registro de estabelecimentos de produtores de cerveja artesanal da cidade. O encontro ocorreu na Secretaria de Turismo e contou com a presença do auditor fiscal federal agropecuário, Fernando Guido Penariol;
Obras de taludes na SP-55, em Caraguatatuba, estão suspensas temporariamente para desafogar trânsito
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), informa que as obras de correção e proteção de taludes na Rodovia SP-055 (Dr. Manoel Hyppólito Rego), realizadas em Caraguatatuba, estão temporariamente suspensas devido ao recesso de fim de ano. As atividades serão