Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre “Hortas Comunitárias” na 6ª Semana de Segurança Alimentar
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre “Hortas Comunitárias” na 6ª Semana de Segurança Alimentar
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Banco de Alimentos e da Secretaria de Urbanismo, realizou, nesta quinta-feira (13) no auditório do Banco de Alimentos uma palestra sobre a criação e cultivo de hortas comunitárias no município.
O evento fez parte da 6ª Semana de Segurança Alimentar e contou com a participação do secretário de Urbanismo, Wilber Cardoso, que conversou com os presentes sobre o passo a passo do plantio de hortas comunitárias na cidade.
“O mais importante é ter amor e as mãos de vocês nestas hortas caminhando junto às orientações da Secretaria de Urbanismo. Sem amor, dedicação e engajamento de todo o grupo, nada acontece”, destacou o secretário.
Interessados em cultivar este tipo de produção em sua vizinhança devem, primeiramente, fechar um grupo com, no mínimo, cinco pessoas interessadas. A partir daí, este grupo deverá localizar uma área pública em seu bairro que possa ser usada para o plantio desta horta.
Com o endereço em mãos, o grupo deve procurar a Secretaria de Urbanismo para manifestar interesse oficial na criação de uma horta comunitária em seu bairro. Cabe à secretaria verificar a possibilidade deste plantio e, em casos positivos, a Prefeitura de Caraguatatuba fornecerá o material e o corpo técnico para capacitação destes moradores.
De acordo com o secretário de Urbanismo, após a realização do plantio, a manutenção destas hortas passa a ser responsabilidade da população. O secretário também destacou que, caso o poder público necessite desta área em algum momento futuramente, a população será informada.
“Os grupos também poderão ser formados por pessoas de diferentes regiões. O importante é que os envolvidos tenham afinco e força de vontade”, afirmou Wilber Cardoso.
A Semana de Segurança Alimentar foi instituída pela Lei 1.374. de 03 de abril de 2007, que estabelece a Semana de Combate a Fome e a Desnutrição “Josué de Castro” no município de Caraguatatuba, do ex-vereador Francisco Carlos Marcelino.
A 6ª Semana de Segurança Alimentar contou com a participação de cerca de 20 pessoas da comunidade, e alcançou pessoas de diversos segmentos.
Todos os eventos foram realizados na sede do Banco de Alimentos, exceto o encerramento, que será promovido no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
O primeiro dia do evento contou com a “Oficina de Temperos com Receita do Tempero Caiçara”; ministrado pela nutricionista Cintia Araújo; no segundo dia os participantes puderam prestigiar a “Oficina de Aproveitamento Integral”, com Chef Daniel dos Santos Siqueira.
Ao final, os participantes receberão certificados emitidos pelo Banco de Alimentos/Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável).
O Banco de Alimentos, além de receber doações de alimentos sem valor comercial e próprios para o consumo e fazer o encaminhamento dos produtos a diversas entidades sociais da cidade, também promove atividades de educação nutricional como cursos e oficinas.
O encerramento da Semana de Segurança Alimentar acontece nesta sexta-feira (14), às 14h, no Auditório Maristela de Oliveira (Fundacc) com as palestras da nutricionista Miriã da Silva Alexandre, com o tema “Cultivo de Ora-pró-Nobis e consumo de Planta Alimentícia não Convencional (PANC)” e da Gastróloga Melissa Vidal Leite sobre gastronomia
Veja Também Recentes
MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado
O Festival “MACC Museu Vivo” faz parte do projeto “Por Dentro do MACC” (PDM), uma iniciativa multifacetada que visa integrar arte e cultura à vida da comunidade. Neste sábado, 16 de novembro, além da tradicional feira agroecológica Rapecca, o evento contará com a atração musical da Nação Judah que traz
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também
Câmara recebe 1ª audiência pública do orçamento de 2025 de Caraguatatuba na próxima segunda-feira
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas na próxima segunda-feira (4/11) e no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização pré-temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou um programa de orientação e fiscalização com foco na temporada de verão 2024/2025. A iniciativa visa assegurar que os visitantes aproveitem os atrativos locais e que os comerciantes não sejam prejudicados pela concorrência desleal de atividades não autorizadas. As
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%