Pesquisar No Site
Parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi capacita mais de 200 moradores do Residencial Getuba
Parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi capacita mais de 200 moradores do Residencial Getuba
Terminou na última quarta-feira (19) o ciclo de cursos promovidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, que capacitou mais de 200 moradores do Residencial Getuba.
O encerramento deu base aos participantes sobre como empreender. O curso propiciou ao aluno a obtenção da base conceitual e de ferramentas de gestão que lhe suportem na estruturação de um negócio próprio considerando viabilidade, público-alvo, habilidades pessoais, análise de mercado e aspectos legais.
Também foram oferecidas aulas de hotelaria, comida gourmet, servente de pedreiro e meio ambiente. Todos os cursos foram trazidos com base em pesquisa com a comunidade e a Secretaria de Habitação buscou aqueles que podem ser rentáveis inclusive na região onde as famílias moram.
Darlyne Constâncio dos Santos Chagas, 35 anos, é confeiteira e há sete anos apostou em trabalhar por conta. Ela aproveitou a oportunidade para fazer o curso gourmet. “Além da parte de culinária, aposto também nos cursos de empreendedorismo e vendas para saber como dar preço ao meu trabalho”.
No curso de hotelaria, as aulas foram com a instrutora de Programas Corporativos do Sesi, Vanessa Faleiros Moro, que ensinou aos participantes noções básicas nas funções de garçom, camareira e barman, com ênfase no atendimento ao cliente, comunicação no ambiente de trabalho, postura profissional, ética e boas práticas de higiene.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania. O projeto conta com cursos de servente de pedreiro, educação ambiental, hotelaria e empreendedorismo.
Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Veja Também Recentes
Equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo atende 26 denúncias de perturbação do sossego no fim de semana
A equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Caraguatatuba atendeu a 26 denúncias de perturbação do sossego no último fim de semana (18 e19), que gerou duas multas no valor de 460 VRM (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.212,00, uma para pessoa física
Fundo Social da Costa Sul de Caraguatatuba recebe visita de prefeito e primeira dama
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Talita Carneiro, visitaram o Fundo Social de Solidariedade na sede da Subprefeitura Regional Sul na tarde da última sexta-feira (17). O prefeito e a presidente do Fundo Social tiveram a oportunidade de
Prefeitura de Caraguatatuba atende moradores e limpa local de descarte irregular no Jardim Jaqueira
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba removeu na última quarta-feira (15/2), os resíduos sólidos descartados irregularmente em uma área no Jardim Jaqueira. Há muito tempo os moradores da região vinham solicitando a limpeza do terreno, que está localizado embaixo de uma linha de transmissão da Companhia Energética
CaraguaPrev promove prova de vida anual obrigatória dos inativos aniversariantes de janeiro
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do primeiro mês do ano presencialmente até dia 31 de janeiro (sexta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação popular na pesquisa sobre turismo na cidade
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo abriu uma pesquisa para entender a percepção dos moradores da cidade em relação ao turismo local. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, vem incentivando a ampla participação popular nesta pesquisa, pois busca ouvir a comunidade