Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado

No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (10), evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no auditório da Fundacc.

#PraTodosVerem: Mulher em cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Participaram profissionais da área e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e do CAPS-AD. Foram promovidas palestras sobre o tema e uma dinâmica de reflexão.
O Dia Mundial da Saúde Mental é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde, elaborado em 1947 é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O objetivo da data é chamar a atenção para a necessidade desse cuidado que é fundamental, porque a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e droga ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia, entre outras.

#PraTodosVerem: Homem cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Em Caraguatatuba existem equipamentos que são especializados no atendimento da saúde mental, são eles, CAPS II, CAPS-AD, Protege, Ambulatório Infanto-juvenil e Centro Especializado em Reabilitação (CER) que atende pacientes com autismo.
A diretora do setor de especialidades da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí, reforça que todas as pessoas precisam melhorar sua saúde mental e nem todas dão atenção para essa área do corpo. “É muito importante dar valor a essa causa e o retorno pós-pandemia está sendo um desafio. É hora de renovar as energias e tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos”, destaca.
Foram realizadas as palestras sobre ‘Normatização da Violência na Infância e Adolescência’, ministrada pelo psicólogo Cristiano Lanza Liveraro; ‘Como conhecer as habilidades sociais e desenvolvê-las’, pela psicóloga Valéria de Souza Santana; e a sensibilização e Dinâmica: ‘Criatividade no Enfrentamento da Vida Cotidiana’, pela psicóloga Mirna Fleck de Sá e a terapeuta ocupacional Maíra de Paiva.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– CAPS-AD, no Perequê-Mirim, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, no Centro. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER – O setor de Reabilitação Neuro Infantil, no bairro Jardim Primavera, atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba
Em uma sociedade na qual o cuidado com a infância é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e solidária, toda iniciativa voltada à proteção e ao bem-estar das crianças merece ser destacada. É nesse contexto que ações integradas entre o poder público e instituições da sociedade civil

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava