Pesquisar No Site
Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana
Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciapi) promoveu na primeira semana de outubro torneios de bilhar, bocha e dominó e também uma gincana, voltados aos idosos frequentadores do Centro Dia e do Centro de Convivência.
O objetivo foi marcar a celebração do Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
De acordo com o professor de Educação Física, José Roberto da Silva, as competições tiveram o objetivo de promover a interação entre os mais de 800 idosos que frequentam o Ciapi, diariamente.
“Participaram das atividades usuários, professores e funcionários do Ciapi e da Acalento, onde propusemos tarefas de forma lúdica, recreativa, para que todos pudessem exercitar suas habilidades físicas e mentais e colaborativas”, disse.
No bilhar foram 16 inscritos; na bocha, 14; e 34 pessoas no dominó. “A organização dos torneios foi um desafio prazeroso. Agradeço a oportunidade e que venham os próximos”, declarou a funcionária do Ciapi/Acalento, Jéssica Janer Rodrigues.
Os três primeiros colocados no torneio de bilhar foram: 1º lugar, Altair Alves; 2º lugar, Rodrigo Ribeiro; e 3º lugar, Eugênio Quintino. Na bocha a colocação final foi: 1º lugar, Odair Cornachione; 2º lugar, Dagoberto José Ávila; e 3º lugar, Amarildo Passos. No dominó: 1º lugar para a dupla Eugênio Quintino e Maria da Glória Gonçalves Silva; 2º lugar, Hamilton Bento e Isaura da Silva; e 3º lugar, Amélia Jaques e Ivaldo Tavares. Na gincana foram 150 inscritos divididos em duas equipes, amarela e vermelha, sendo a vencedora a equipe amarela.
Ciapi
O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.
O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura da Praça Antônio Fachini na Martim de Sá
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba concluiu a pintura da Praça Antônio Fachini na última segunda-feira (16/12), no bairro Martim de Sá. A Praça Antonio Fachini fica no centro da Avenida Aldino Schiavi, a principal da Martim de Sá, e
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação
Chefe da equipe Magrelomotors avalia a temporada de Anna Luiza Pimpão na F4 Graduados
Denis Silva, chefe e preparador da equipe Magrelomotors está em atividade com pilotos de kart há 15 anos. Neste período ajudou a revelar vários talentos, mas para ele, Anna Luiza Pimpão é diferenciada. Responsável pelo desenvolvimento das habilidades da jovem, ele enfatiza o tamanho do potencial competitivo que ela ainda
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza transporte clandestino de passageiros
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em conjunto com a Secretaria de Urbanismo, a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Polícia Militar, realizaram no domingo (08) fiscalização visando coibir o transporte
Projeto ‘Acolher’ do Fundo Social de Caraguatatuba atende 260 gestantes em quatro anos
O projeto ‘Acolher’ promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba beneficiou em quatro anos, 260 gestantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atenção, orientação e acolhimento, com a promoção da qualidade de vida e da saúde materno-infantil. O projeto oferece dois encontros obrigatórios a cada participante, com palestras que abordaram temas