Pesquisar No Site
Bitucas de cigarro viram papel artesanal em Caraguatatuba

Bitucas de cigarro viram papel artesanal em Caraguatatuba
O projeto da Prefeitura de Caraguatatuba envolvendo a reciclagem de bitucas de cigarro reuniu, na última quarta-feira (05), professores da rede municipal de ensino para uma oficina de papel artesanal.
O evento foi realizado na sede da Secretaria de Educação e contou com a participação de docentes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), professores de Arte e até inspetores de alunos. Ao todo, oito funcionários participaram da atividade.

#PraTodosVerem: Professores observam e realizam processos para criação de papel (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
A capacitação foi ministrada pela especialista na área de papel artesanal, Leila Prado, que também é proprietária da empresa Papel do Quintal, que atua há quase 20 anos com reaproveitamento de fibras naturais e rejeitos.
Os professores passaram por todo o processo de elaboração do papel reciclado, desde a diluição da celulose até técnicas de reaproveitamento das folhas de forma artesanal e atrativa.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Recicla, que é patenteada para realizar a reciclagem do material e a Flow Sustentável.
As bitucas foram descontaminadas e transformadas em massa celulósica (papel) para que pudessem ser aproveitadas.
A atividade foi promovida para os profissionais da educação como uma estratégia para que os conhecimentos adquiridos possam virar projetos de reciclagem que envolvam as escolas e os próprios alunos.
Os trabalhos manuais ajudam na percepção das questões sociais de valorização do trabalho, da autonomia e relacionamento interpessoal. Além disso, o artesanato pode se tornar uma fonte de renda com a confecção de enfeites, blocos de nota, cadernos e entre outros.
Projeto das bituqueiras:
A Prefeitura de Caraguatatuba já completou um ano de parceria com as empresas Flow Sustentável e Poiato Recicla para a promoção do programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’.
Para reduzir a poluição por conta deste material tóxico, a cidade possui coletores de bitucas instalados em diversos pontos da cidade. Alguns deles podem ser encontrados no Mirante Pôr do Som, Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira de Artesanato da Praça Diógenes Ribeiro de Lima e Calçadão Santa Cruz. Nas praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha foram colocados cinzeiros de praias confeccionados com bambu.
Essa é mais uma forma de conscientização sobre o quanto pequenos atos, como o descarte correto de uma simples bituca, pode fazer a diferença no meio onde se vive.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com inscrições abertas para capacitação em esporte Paralímpico
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo abriu inscrições para curso de capacitação em Caraguatatuba, de 11 a 14 de março, das 8h às 18h. O evento será realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e abrange oito modalidades divididas em duas grades, a serem escolhidas

PAT de Caraguatatuba inicia semana com 166 vagas de emprego e novo horário de atendimento
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 166 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (10/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba impulsiona qualificação do turismo com participação em workshop em São Paulo
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba participou, na última quinta-feira (20), do workshop “Apoio e Incentivo à Comercialização de Roteiros e Experiências Turísticas no Estado de São Paulo”, realizado na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. O evento teve como objetivo fortalecer a atuação dos receptivos turísticos

Escolas Municipais reforçam medidas de prevenção e combate à dengue
Em Caraguatatuba, até o momento, foram registradas 643 notificações de dengue com 103 casos positivos, 540 negativos, e um óbito suspeito em investigação. Para ajudar na prevenção e combate aos larvários e mosquitos Aedes aegypti, transmissor da doença, todas as unidades escolares da rede municipal de ensino estão reforçando medidas

Vigilância Sanitária promove orientações a ambulantes em Caraguatatuba
A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba tem realizado fiscalizações regulares nos carrinhos, trailers e outros equipamentos utilizados no serviço ambulante no município, para garantir que sigam normas de higiene e organização durante atividades. Os trabalhadores são instruídos a manter seus equipamentos limpos e o local de trabalho organizado, além de