Pesquisar No Site
Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP

Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP
Um grupo de servidores públicos municipais entre especialistas da área de saúde e do setor administrativo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), marcaram presença na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo, no sábado (3).

#PraTodosVerem: Imagem da fonoaudióloga Paula Hiromi sentada em uma cadeira de transposição de escadas (Foto: Divulgação/PMC)
A Reatech é considerada a principal feira do setor na América Latina e reúne expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.
A fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, que já esteve em outras edições da feira e também integrou o grupo de Caraguatatuba desta vez, disse que a visitação foi produtiva e recompensadora.
“Para mim, foi algo muito especial porque acompanhar aqueles que atendem, no dia a dia, pessoas com deficiência e familiares na recepção da Sepedi e do Ciapi, vivenciando a Reatech, pela primeira vez, corroborou com a ideia de que um primeiro atendimento empático e de qualidade pode fazer muita diferença na vida do público nesses equipamentos da Prefeitura. Com certeza o olhar desses profissionais foi ressignificado”, afirmou.

#PratodosVerem Imagem de um dos estandes da Reatech com cadeira de rodas motorizada, cadeiras, mesas, bolas e uma estante de livros inclusivos (Foto: Divulgação/PMC)
Esse foi o caso da agente administrativa Ofélia Grelet, 70 anos. “Foi muito interessante porque a Reatech nos faz entender e aprender como é a classificação para uma pessoa ser considerada com deficiência, além da comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) normalizada entre os participantes e que deve ser ampliada em nossa sociedade, e ainda tomar conhecimento de vários equipamentos tecnológicos disponíveis para esse público que não conhecia”, avaliou.
O servidor Hélder Mota, 34 anos, ficou impactado por estar no meio de tantas pessoas com deficiências distintas, bem resolvidas com suas limitações e demonstrando sua capacidade produtiva.
“Como estudante de administração de empresas, foi transformador conversar com pessoas com deficiência que fogem do esteriótipo do vitimismo. Elas são alegres e sabem se posicionar e se inserir socialmente e no mercado. Além, claro, conhecer as tecnologias que permitem o PcD fazer tudo, desde entrar e sair de um veículo, por exemplo, sem a ajuda de ninguém”, ressaltou.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe