Pesquisar No Site
SAMU de Caraguatatuba capacita profissionais de educação em primeiro socorros em atendimento à Lei Lucas

SAMU de Caraguatatuba capacita profissionais de educação em primeiro socorros em atendimento à Lei Lucas

#PraTodosVerem: Profissional de educação durante treinamento com as mãos apoiadas em boneco deitado no chão; profissional do SAMU está ao lado dando orientações (Foto: Luís Gava/PMC)
Mais de mil educadores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam nesta semana (12 a 16/09), de um treinamento em Primeiros Socorros aplicado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em atendimento às exigências da Lei Federal nº 13.722 de 2018, ‘Lei Lucas’.
Nesta primeira etapa são oito turmas de profissionais da rede abrangendo auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, secretários de escola, inspetores de alunos, agentes administrativos e auxiliares de serviços gerais.
O treinamento tem por objetivo capacitar os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas até a chegada do resgate.
A Lei Lucas se tornou obrigatória em estabelecimentos de ensino após o menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, participar em 2017, de um passeio escolar em Cordeirópolis (SP) e se engasgar com um pedaço de salsicha. Na ocasião, não recebeu de forma rápida os primeiros socorros de desengasgo e quando o atendimento chegou, já apresentava morte cerebral, em decorrência de asfixia mecânica.

#PraTodosVerem: Profissional do SAMU explicando sobre manobra com bonecas de pano deitadas de bruços; profissionais de educação repetem movimento (Foto: Luís Gava/PMC)
No treinamento é abordado sobre o trabalho do SAMU e sobre a ‘Lei Lucas’; Técnicas de Obstrução de Vias Aérea por Corpo Estranho (OVACE), Parada Cardiorrespiratória (PCR), Síncope, Convulsão, Queda, Fratura, Afogamento e Intoxicação.
Na parte prática, os profissionais com apoio de bonecos educativos desenvolvem as técnicas abordadas, principalmente a manobra de Heimlich utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou a relevância deste momento formativo. “Agradeço a parceria com a Secretaria de Saúde, através da competente e respeitada equipe do SAMU. Essa importante formação em atendimento à Lei Lucas capacita e dá mais segurança aos nossos educadores para identificar situações de risco e aplicar os protocolos iniciais de atendimento até a chegada da ajuda especializada”, disse.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher destacou ser esse um trabalho importante que pode ser aplicado muito além da sala de aula, pode salvar vidas de crianças e adultos. “É muito gratificante como profissional da saúde repassar este conhecimento e levar calma e segurança aos educadores”, disse.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades