Pesquisar No Site
Representantes da Prefeitura de Lorena visitam Sepedi e Ciapi
Representantes da Prefeitura de Lorena visitam Sepedi e Ciapi
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Barboza Toledo, e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção da Sepedi, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, receberam nesta sexta-feira (9) o secretário de Desenvolvimento Social de Lorena, Cláudio Freitas; a educadora em Saúde, Tatiana Nunes Pazzini; a presidente e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Lorena(CMDPD), Solange Bertolini e Ana Maria dos Santos, respectivamente.
O objetivo da visita por parte dos representantes municipais de Lorena foi o de conhecer, de perto, o trabalho desenvolvido pela Sepedi junto às pessoas com deficiência (PcD) e idosos, bem como o funcionamento do Centro Dia e Centro de Convivência do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso.
Na oportunidade, os visitantes puderam também conhecer o fluxo de atendimento técnico da Sepedi a partir da demanda do disque 100, 156, Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania por meio do Cras e Creas (Centro de Referência da Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Secretaria de Saúde.
E, ainda, sobre o funcionamento da parceria entre a Sepedi e o Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina, Associação Lar São Francisco de Assis, em relação ao atendimento à pessoa idosa do município e com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em relação ao atendimento à PcD, na Residência Inclusiva.
“A Sepedi é referência na região e queríamos nos informar sobre as políticas públicas de Caraguatatuba para a pessoa idosa e pessoas com deficiência, mais de perto. Retornamos com muitas ideias inspiradoras para implantarmos no nosso município e continuaremos mantendo contato para estreitarmos as relações entre as nossas cidades”, declarou o secretário Cláudio Freitas.
A presidente do CMDPD, que é cadeirante, ressaltou que a inclusão da PcD começa com a acessibilidade. “Sou curitibana e tive acesso a espaços inclusivos desde cedo.Também tive uma família que sempre esteve ao meu lado, me incentivando nas minhas conquistas. A minha deficiência física não me impediu de ter uma ótima infância, adolescência, fazer faculdade, enfim, alçar voos. Ter acesso a locais, serviços, lazer, educação, enfim, é o principal”, afirmou.
O secretário e a diretora da Sepedi foram convidados a ir a Lorena para palestrarem sobre as experiências de Caraguatatuba.
“Foi um encontro muito agradável. A troca de conhecimentos entre municípios é sempre importante. Estamos à disposição para recebermos nossos vizinhos, em Caraguatatuba, como também levarmos nosso trabalho a outras cidades”, disse Toledo.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também
EDP realiza blitz de segurança em Caraguatatuba para prevenção de acidentes com energia na construção civil
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte, promove, na quinta (24) e sexta-feira (25), em Caraguatatuba, ações de conscientização para os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil. A Blitz de Segurança, que percorrerá canteiro de obras da cidade, faz parte da campanha de segurança da
DER programa interdição da SP-55, em trecho da divisa com Ubatuba, para instalação de um pórtico
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) planeja interditar a rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, SP-55, no trecho da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, na noite de segunda-feira (28), a partir das 23h. A interdição será feita por uma empresa terceirizada, que fará a instalação de um pórtico (Painel
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,