Pesquisar No Site
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental
Estudantes de quatro escolas da rede municipal de Caraguatatuba estão participando de um projeto piloto realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do setor de Projetos da Secretaria de Educação, e a Sabesp.
Iniciado no 1º semestre letivo, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, que incluem uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. Em uma atividade dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre como cuidar da natureza.
As atividades do projeto ‘Educa Sabesp’ também preveem uma capacitação para os docentes das unidades que desenvolvem um plano de aula referente ao tema ‘água’.
O objetivo é que os estudantes aprendam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais, explicou a secretária de Educação, Márcia Paiva. “O projeto foi elaborado em etapas. A primeira delas incluiu a capacitação aos docentes ministrada por profissionais da Sabesp. Na segunda, os professores elaboraram e apresentaram seus planos de aula com o tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema em sala de aula, onde os estudantes conseguem visualizar e vivenciar tudo que aprenderam como uma forma de encerramento do projeto”.
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participam das atividades com os estudantes, explicando sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.
O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.
Cerca de 170 estudantes das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra participam das atividades piloto este ano.
Até o final do 2º semestre todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.
Confira alguns registros das atividades do projeto ‘Educa Sabesp’
Veja Também Recentes
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta
A quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro nesta sexta-feira (8). Os times Os Travados/Caiçara e P. Barcelona vão disputar a final a partir das 20h. As partidas são realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esporte e
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a
Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro. As intervenções preveem a construção do Centro de Exposições, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto também