Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza ação para coibir furto de energia elétrica em espaços públicos

Prefeitura de Caraguatatuba realiza ação para coibir furto de energia elétrica em espaços públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, iniciou nesta semana uma operação para identificar ligações clandestinas e coibir o furto de energia elétrica em áreas públicas do município.

#PraTodosVerem: Funcionário de Secretaria de Serviços Públicos agachado ao lado de um poste instalado na Praça Ton Ferreira (Foto: Divulgação/PMC)
O trabalho tem como objetivo prevenir acidentes com as pessoas que frequentam praças e outros espaços de lazer da cidade, além de evitar quedas de energia e sobrecarga na rede elétrica – prejuízos provocados pelos chamados “gatos”.
Na última segunda-feira (12), as primeiras inspeções foram realizadas nas praças Cândido Mota, Diógenes Ribeiro de Lima e Ton Ferreira, localizadas no Centro. Nesses locais, foram encontradas cerca de 20 caixas de energia abertas e ao menos 30 tomadas sendo usadas irregularmente. Além disso, foram verificados fios de alta tensão desencapados e expostos.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esse tipo de crime, além de danos econômicos, também representa risco à vida de quem passa por essas áreas. “O nosso objetivo é coibir essa prática de fraude para que os recursos públicos permaneçam sendo utilizados em benefícios da própria população”, reforçou.
A Prefeitura ressalta que o furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e pode ser punido com multa, além de prisão que varia de um a quatro anos de reclusão.

#PraTodosVerem: Caixas de passagem para instalações elétricas instalada em poste está aberta e com fios soltos (Foto: Divulgação/PMC)
Denúncias de fraude
Para denunciar furto de energia em áreas públicas, o cidadão pode utilizar a Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156.
A denúncia de instalações clandestinas (ou gatos) em imóveis particulares pode ser feita diretamente à EDP, em diferentes canais de atendimentos disponibilizados pela concessionária no site www.edp.com.br/atendimento/denuncias-de-fraude/.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Caraguatatuba é destaque em tecnologia e recebe reconhecimento como cidade digital
O governo municipal de Caraguatatuba foi destaque tecnológico e recebeu o reconhecimento de cidade digital da Webinar RCD (Vale do Paraíba e Litoral Norte). O trabalho da pasta de Tecnologia e Informação chamou a atenção dos organizadores do evento e o secretário de Tecnologia da Informação, Rubens Alexandre da Costa,

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,