Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi iniciam, sábado, curso de servente de pedreiro para moradores do Residencial Jetuba
Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi iniciam, sábado, curso de servente de pedreiro para moradores do Residencial Jetuba
Dando continuidade a uma série de cursos de capacitação, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, inicia neste sábado (3) o curso para servente de pedreiro. A iniciativa vai beneficiar moradores do Residencial Jetuba ‘Sylvio Luis dos Santos’ onde residem 500 famílias.
De acordo com a Secretaria de Habitação, as 20 vagas já foram preenchidas, o que mostra o interesse dos moradores em se qualificar, especialmente na área da construção civil que tem crescido muito no município.
Durante os próximos cinco finais de semana eles terão aulas na Capela São José, na Rua Azaleias, 25, no Jetuba, com o professor Wellington Souza, do Sesi. Nas aulas os participantes aprenderão sobre segurança no trabalho; processo construtivo; armazenamento e conservação de materiais; aplicação e conservação de ferramentas, instrumentos e equipamentos de acordo com a tarefa a ser executada; organização e limpeza do ambiente de trabalho; Prevenção de acidentes em máquinas e equipamentos e regras básicas de segurança.
Para se chegar aos cursos oferecidos, a equipe da secretaria esteve no residencial para conversar com os moradores e ver as reais necessidade. Uma turma já teve aulas de alimentos gourmet e ainda serão ministradas sobre Educação Ambiental, Hotelaria e Empreendedorismo.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que
COI identifica veículo “dublê” através das câmeras inteligentes e PM apreende o veículo
As câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba, mais uma vez ajudaram no combate à criminalidade, identificando um veículo suspeito de ser “clonado”. As informações obtidas pelas imagens das câmeras foram repassadas à Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal, o que facilitou a localização do
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil reais em espécie, dentro de um veículo, em uma abordagem no bairro Balneários dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A abordagem ocorreu na tarde de sábado (16), quando a equipe da GCM patrulhava nas proximidades