Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 38ª Festa de Iemanjá no dia 12 de setembro

Publicado em: 08/09/2022
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 38ª Festa de Iemanjá no dia 12 de setembro
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 38ª Festa de Iemanjá no dia 12 de setembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, informa que as inscrições para as casas religiosas que queiram participar da 38ª Festa de Iemanjá estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (12), às 13h, e se encerrarão às 16h do dia 23 de setembro.

#PraTodosVerem: Imagem de Iemanjá instalada na Praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Bia Gomes/PMC)

O evento ocorrerá a partir das 19h do dia 10 de dezembro, na Praia do Centro. Para se cadastrar, a instituição interessada deve preencher o formulário eletrônico disponibilizado no link https://tinyurl.com/28uxeche. No mesmo endereço, é possível consultar o regulamento completo com as condições do cadastramento.

A Prefeitura vai disponibilizar 40 espaços para que os integrantes das casas religiosas façam suas homenagens à Iemanjá. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo os números pares do lado esquerdo e os ímpares do lado direito da imagem.

No dia da festividade, o período de montagem das tendas será das 8h às 15h. A Prefeitura destaca que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes que esses estarão sujeitos às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

A relação de participantes será publicada às 16h do dia 14 de outubro no site www.caraguatatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (12) 3897-7910.

Autorização de veículos

As entidades que vierem de ônibus devem solicitar a autorização de entrada de veículos de passeio no município, por meio do site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou telefone (12) 3897-8800. O pedido deve ser feito com antecedência de, no mínimo, 10 dias úteis. Não há custo para essa autorização.

#PraTodosVerem: Imagem de Iemanjá instalada na Praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Bia Gomes/PMC)

História da Festa de Iemanjá

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido, causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro. As intervenções preveem a construção do Centro de Exposições, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto também

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 22/11/2024
Caraguatatuba é um dos 5 municípios brasileiros com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
Caraguatatuba é um dos 5 municípios brasileiros com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu a certificação Pró-Gestão Nível IV do Ministério da Previdência Social (MPS) como reconhecimento da gestão eficiente da entidade. Agora, Caraguatatuba é uma das cinco cidades brasileiras com o selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/11/2024
Pratos finalistas do concurso “Chef Caraguá” serão degustados por alunos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues
Pratos finalistas do concurso “Chef Caraguá” serão degustados por alunos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues

A comissão julgadora dos pratos concorrentes na disputa do “Chef Caraguá 2024” já escolheu as três receitas finalistas da 4ª edição do concurso. São eles: “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/11/2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 13/11/2024
A Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada no último sábado (4) proporcionou novos lares para quatro cães abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, apreendidos em situação de maus tratos. Pelo menos 43 pessoas passaram pelo Centro para visitar e conhecer os animais disponíveis para adoção. O CCZ reforça que o espaço fica aberto também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os moradores que não puderem comparecer nas feiras de adoção. Os pets que estão para adoção foram resgatados em situações de maus-tratos, por abandono, falta de higiene, falta de alimentação, entre outros motivos. Por isso, ao adotar o pet, a pessoa estará proporcionando uma vida com condições mais adequadas ao animal. No momento da adoção é explicada sobre a posse responsável, quando o adotante assume a responsabilidade e se compromete a cuidar do novo animal de estimação. Os animais são totalmente dóceis e clinicamente saudáveis com vacinação antirrábica e vermifugados. Também são microchipados e aptos a participar do programa de castração. Este processo de adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal e garantir seu bem estar. Serviço: Centro de Controle Zoonoses (CCZ): Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia – Telefone: 3887-6888.
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2024