Pesquisar No Site

Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa

Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa
Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), iniciou nesta quinta-feira (1º/9), a oficina de Inclusão Digital para pessoas idosas.

O objetivo do curso prático é proporcionar aos idosos conhecimento sobre a configuração de smartphones, como baixar aplicativos, uso de Whatsapp, Facebook, Google, Instagran, Youtube e Tik Tok, entre outras funções.

#PraTodosVerem: Imagem da sala de audiovisual do Ciapi. Alunas estão sentadas com seus celulares nas mãos e prestam atenção nas instruções da professora (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Além disso, contribuir para inclusão digital e social ao possibilitar mais contato com a família e amigos, como também manter a mente ativa e oferecer diversão.

A aluna Lourdes Vince da Silva, 76 anos, contou que está empenhada em aprender a mexer no celular. “Não sei usar o WhatsApp direito e estou me emprenhando para saber. A professora é nota dez e estou me divertindo também”, declarou.

A colega Natália dos Santos, 67 anos, também está encarando esse novo aprendizado. “Tenho muita dificuldade e resolvi ir à luta para poder me comunicar melhor com a família e os amigos”, afirmou.

O casal Francisco Lucas da Silva, 73 anos, e a esposa Maria Estefânia, 72 anos, decidiu enfrentar esse desafio juntos. “Hoje aprendemos a passar fotos pelo WhatsApp”, assegurou o marido.

#PraTodosVerem Imagem de três idosas sentadas um ao lado da outra e mexendo no celular (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

A técnica em Informática responsável pelas aulas, Roberta Alessis Santana, explicou que o segredo para ministrar aulas para os idosos é a paciência. “A gente tem que respeitar o tempo deles, ir devagar para que possam memorizar os ensinamentos. Também gosto de trabalhar com essa faixa etária porque são muito carinhosos”, disse.

As inscrições para as oficinas de Inclusão Digital continuam abertas. Os interessados podem efetuar a inscrição da secretaria do Ciapi, Rua Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, e devem apresentar RG, Cartão SUS, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e comprovante de residência.

As turmas oferecidas são: segundas e quintas-feiras, das 8h às 9h ou das 10h às 11h; terças e quintas, das 8h às 9h ou das 11h às 12h; segundas e quartas das 8h às 9h, das 13h ou 14h, das 15h às 16h ou das 16h às 17h.

Inclusão Digital

A inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação. A inclusão digital representa a democratização da tecnologia.

Serve para garantir que todas as pessoas, independente de idade, classe social, etnia, religião ou poder econômico, tenham condições de usufruir as potencialidades das ferramentas tecnológicas de comunicação e informação. Quando exploradas corretamente, podem ajudar a melhorar as condições de vida dos indivíduos.

Para que haja a inclusão digital é necessário ter acesso à internet e, principalmente, ter o domínio sobre as ferramentas da internet.

Todos os programas de inclusão digital devem visar, essencialmente, a formação e “alfabetização informática” de todas as pessoas, para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital. A inclusão digital é fundamental para a inclusão social dos indivíduos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada

As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/10/2024
CCZ de Caraguatatuba realiza Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado
CCZ de Caraguatatuba realiza Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza neste sábado (26), das 9h às 13h, Feira de Adoção de Cães e Gatos. Cerca de 30 animais estarão à espera de um novo lar. Todos os animais estão clinicamente saudáveis, vacinados contra raiva, vermifugados e preparados a participar do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/10/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou a formalização de 1.457 procedimentos dos 722 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de outubro. Desse montante, 735 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de outubro foi dominado por problemas com envio

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/11/2024
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/11/2024
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”

Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 08/11/2024