Pesquisar No Site
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em parceria com a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promoveu a palestra “Prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas acima dos 60 anos”.
A palestra foi ministrada pelos profissionais de Enfermagem, Ana Carambola e Renato Portes, da UAMI, voltada aos frequentadores do Centro de Convivência e do Centro Dia do Ciapi, que estão dentro dessa faixa etária.
De acordo com Ana Carambola, a população sexualmente ativa na terceira idade tem que se informar e precaver-se em relação às doenças sexualmente transmissíveis.
“As pessoas vivem mais e com qualidade de vida. E o sexo para pessoa idoso requer a mesma responsabilidade daqueles que estão iniciando sua vida sexual. Em qualquer idade, sexo sem camisinha é um tiro no escuro”, disse.
Os enfermeiros explicaram sintomas e transmissão de doenças como HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da AIDS; sobre o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) também conhecido como condiloma; hepatite B e C; gonorreia, trichomonas; herpes labial e zoster ; sífiles, entre outras IST.
A frequentadora do Ciapi, Maria de Fátima do Nascimento, 62 anos, afirmou que o bate-papo foi esclarecedor. “Sobre alguns assuntos abordados eu não tinha conhecimento e foi importante saber”, declarou.
Outro participante, Romeu Caruso, 77 anos, também considerou o encontro interessante. “Informação e aprendizagem são bem-vindos em qualquer fase da vida”, afirmou.
O enfermeiro Renato Portes ressaltou que os exames para IST são realizados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta, das 7h às 15h, porta aberta, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “Estamos disponíveis para dirimir qualquer dúvida, e acolher quem nos procura e oferecer o melhor encaminhamento”, destacou.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe 19º Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê neste sábado
Caraguatatuba será palco do XIX Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê neste sábado (16), a partir das 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O evento reunirá atletas de mais de 25 cidades de todo o Brasil, incluindo localidades como Mogi da Cruzes, Taubaté, São Sebastião, São Paulo e até mais
Troca de experiências entre Caraguatatuba e Ubatuba fomenta desenvolvimento urbano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do secretário de Urbanismo de Ubatuba, Luiz Otávio Pinho Vianna, e sua equipe, para uma troca de experiências entre as duas cidades. O encontro teve como objetivo discutir desafios e soluções urbanas semelhantes enfrentadas
Lei da Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba e do Programa Bolsa-Orquestra é sancionada
O prefeito Aguilar Júnior sancionou a Lei Municipal nº 2.746/2024, que instituiu a Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba (OSIJOCA) e o Programa Bolsa-Orquestra, na última quarta-feira (30/10). Integrantes da OSIJOCA, aprovados em processo seletivo, terão direito a uma bolsa de estudos de R$ 1.100,00, para cobrir todas as despesas do
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos
Parque Juqueriquerê participa do Empreenda Caraguatatuba e doa mais de 300 mudas nativas
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê marcou presença no Empreenda Caraguatatuba 2024, a maior feira de empreendedorismo da região, com uma participação que não apenas promoveu o parque, mas também reforçou a importância da arborização e conservação ambiental. Durante o evento, foram doadas mudas do viveiro municipal, incluindo espécies como pitangueiras,