Pesquisar No Site
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em parceria com a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promoveu a palestra “Prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas acima dos 60 anos”.
A palestra foi ministrada pelos profissionais de Enfermagem, Ana Carambola e Renato Portes, da UAMI, voltada aos frequentadores do Centro de Convivência e do Centro Dia do Ciapi, que estão dentro dessa faixa etária.
De acordo com Ana Carambola, a população sexualmente ativa na terceira idade tem que se informar e precaver-se em relação às doenças sexualmente transmissíveis.
“As pessoas vivem mais e com qualidade de vida. E o sexo para pessoa idoso requer a mesma responsabilidade daqueles que estão iniciando sua vida sexual. Em qualquer idade, sexo sem camisinha é um tiro no escuro”, disse.
Os enfermeiros explicaram sintomas e transmissão de doenças como HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da AIDS; sobre o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) também conhecido como condiloma; hepatite B e C; gonorreia, trichomonas; herpes labial e zoster ; sífiles, entre outras IST.
A frequentadora do Ciapi, Maria de Fátima do Nascimento, 62 anos, afirmou que o bate-papo foi esclarecedor. “Sobre alguns assuntos abordados eu não tinha conhecimento e foi importante saber”, declarou.
Outro participante, Romeu Caruso, 77 anos, também considerou o encontro interessante. “Informação e aprendizagem são bem-vindos em qualquer fase da vida”, afirmou.
O enfermeiro Renato Portes ressaltou que os exames para IST são realizados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta, das 7h às 15h, porta aberta, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “Estamos disponíveis para dirimir qualquer dúvida, e acolher quem nos procura e oferecer o melhor encaminhamento”, destacou.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza obra de drenagem na região do Aruan
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as obras de drenagem na Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia), no bairro Aruan, onde foi instalada uma rede de águas pluviais. As intervenções foram executadas entre as ruas perpendiculares Alvarenga Peixoto e Tomás Antonio Gonzaga. Para a realização da obra, parte da
Fundacc realiza Segunda Festa do Fandango Caiçara
Neste sábado, 21 de dezembro, Caraguatatuba reúne o melhor da cultura fandangueira da região com a segunda Festa do Fandango Caiçara. O evento promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) é gratuito e acontece das 16 às 23 horas, no Espaço Paulo Mott, localizado na praça de artesanato, no Centro da
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de treinamento São Paulo Sempre Alerta, realizado em Ubatuba
Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram nos dias 26 e 27/11 do treinamento São Paulo Sempre Alerta 2024/2025, oferecido pela Escola de Defesa Civil da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O treinamento, realizado na Associação Comercial do município de Ubatuba (ACIU), reuniu cerca de 200 integrantes da
LOA de Caraguatatuba para 2025 é aprovada em segunda votação na Câmara
A Câmara Municipal aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba por maioria de votos (13×1) em segundo turno na sessão ordinária da última terça-feira (3/12). O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano em R$ 1.316.180.623,00. A proposta
Litoral Norte ganha posto de atendimento do Coren-SP em parceria com Poupatempo de Caraguatatuba
O Poupatempo de Caraguatatuba passa a oferecer, a partir da próxima quinta-feira (12/12), os serviços de atendimento do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Podem ser realizados rapidamente serviços como renovação e segunda vida de carteira profissional, acordos financeiros e inscrição remida (para profissionais com mais de 30 anos de inscrição). “Definimos a parceria