Pesquisar No Site
Prefeitura dá início às obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê e consolida um marco para Caraguatatuba

Prefeitura dá início às obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê e consolida um marco para Caraguatatuba
As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê, um dos maiores projetos de drenagem de Caraguatatuba, foi iniciado na manhã desta quarta-feira (3) com a colocação das pedras que formarão o molhe norte, na barra do rio.
O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, dos secretários de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Leandro Borella e Marcel Giorgeti, além do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ronaldo Cheberle, que acompanharam o descarregamento do primeiro caminhão com as pedras.
O momento representa um marco e legado para a história da cidade, uma vez que o enrocamento é uma promessa desde o começo da gestão e um dos maiores projetos de drenagem, com investimento superior a R$ 42 milhões.
A colocação dos molhes tem por objetivo impulsionar o sistema de drenagem existente no município, além de, proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira, a qual utiliza o rio como meio de subsistência.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior e secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, estão na frente do maquinário na cor laranja que realiza o transporte de pedras para início da obra do enrocamento do Rio Juqueriquerê (Foto: Luís Gava/PMC)
Por isso, o prefeito batalhou pela liberação do projeto. “É uma obra grande e complexa, que precisou de muito estudo para que o projeto pudesse finalmente sair do papel. E esse é só o começo, a partir de agora serão 16 mil viagens de caminhão para transportar as pedras e finalizar os muros norte e sul”, disse.
A obra fará a ligação do Rio Juqueriquerê com o mar, na praia das Flexeiras, por meio de dois molhes (muros de pedra) que serão montados paralelamente ao longo de 1.366 e 1.204 metros de comprimento, respectivamente. Cada muro terá 1,5 metro de profundidade.
O serviço começou pelo molhe norte, com 1.204 metros de extensão, e é feita a preparação do terreno e a base para receber o empilhamento de pedras na faixa de areia.
Veja Também Recentes

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da