Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade

Publicado em: 19/08/2022
Destaques
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade

A noite de quinta-feira (18) marcou o lançamento de mais uma edição do Caraguatatuba Empreendedora. O evento recebeu cerca de 150 pessoas no Teatro Mario Covas. Neste quinto ano, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da participação do trade turístico uma vez que as ações são focadas para este setor.

#PraTodosVerem: Público sentado em poltronas no Teatro Mario Covas assiste lançamento de evento (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O objetivo é preparar quiosqueiros e ambulantes que vendem comida nas praias, além de hoteleiros e a comunidade tradicional da Cocanha para a melhor recepção do turista porque o bom atendimento leva a melhoria na economia da cidade e, consequentemente, para a população.

“Empreender é fazer girar a roda da economia, por isso, nesta edição, queremos qualificar ainda mais esses grupos para que nosso turista venha para a cidade, tenha uma referência positiva”, destacou.

Com isso, a parceria entre Prefeitura e Sebrae vai levar workshops, palestras e conteúdos inovadores, de forma gratuita, para empresários e microempreendedores individuais desses segmentos durante três encontros coletivos a serem realizados entre setembro e outubro. Esse foi o teor do termo de Declaração de Adesão assinado entre a Prefeitura e o Sebrae.

 

Ações

Em relação aos quiosques, a ideia é trabalhar a vocação turística do município. Tanto o quiosque, quanto os ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias, são os anfitriões da praia. “A qualidade do produto e serviço prestado impacta diretamente na experiência e imagem que o turista criará da praia e do município”, destaca Cauê Rubio, gestor do Empreenda Já em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior entrega certificados para moradoras que fizeram curso de inclusão produtiva (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O objetivo é atuar sobre proposta de valor (qual experiência o turista quer ter no quiosque), formação de preço de venda, boas práticas de manipulação de alimentos, algumas tendências gastronômicas como sugestão de drinks e porções.

No segmento de ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias serão abordados a importância do atendimento ao turista, a qualidade da entrega dos produtos e serviços oferecidos, boas práticas de manipulação dos alimentos, como formar o preço de venda, fortalecimento da cultura empreendedora e competitividade do setor.

Para as comunidades tradicionais da Cocanha a proposta visa o fortalecimento da cultura caiçara como oportunidade e produto turístico. Desta forma, serão trabalhados o marketing digital (redes sociais e principais plataformas para divulgação), roda de conversa com a Vigilância Sanitária com o intuito de orientar sobre a venda de mexilhões in natura, orientação sobre formação de preço e parcerias com agências e operadores locais para auxílio e criação do roteiro caiçara.

Em relação à rede hoteleira, a abordagem será sobre o perfil do turista alinhado com o calendário de eventos do município, modernização de atendimento e estrutura dos estabelecimentos, as linhas de créditos oferecidas para melhorias e investimentos no setor e cases de sucesso.

Ao público presente, o prefeito Aguilar Junior voltou a destacar sobre sua vontade de investir no empreendedorismo, a importância das parcerias e as realizações executadas nos últimos cinco anos. “Mesmo com a pandemia da Covid não paramos. O Empreenda Caraguatatuba no ano passado foi mais um sucesso e contou com a participação de mais pessoas. Este é o futuro e vamos seguir sempre em frente”.

Ainda durante o lançamento o prefeito entregou de forma simbólica certificados para alunas do programa de Inclusão Produtiva, parceria do Sesi com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania. Laís dos Santos Rocha, Andreia da Paz Pereira dos Santos e Iris Pinheiro da Paixão representaram os alunos dos cursos de Boas Práticas em Fabricação de Cosméticos, Boas Práticas em Fabricação de Saneantes e Editor de Vídeo, respectivamente.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta
Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta

O acumulado de chuvas, nos últimos três dias em Caraguatatuba, foi de 65 mm. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, esse volume não causa preocupação à equipe do setor. O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em vigor desde 1º de dezembro e se

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/01/2025
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba segue até o dia 28 de fevereiro (sexta-feira) com três exposições,“Emaranhadas”, do coletivo Linhas do Mar; “Olhares de Ennio Angelo”, uma homenagem ao artista e professor; e “Frondosa”, que apresenta a fotografia tradicional caiçara de Bianca Canada. As duas últimas, integram o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/01/2025
3d416bf5-3066-40a9-bfbf-e0f6a9db3382
Defesa Civil de Caraguatatuba e EDP São Paulo reforçam cooperação para emergências

Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba e a EDP São Paulo, concessionária de energia elétrica da cidade, se reuniram nesta quinta-feira (16/1) para fortalecer a atuação conjunta em situações de emergência. O encontro definiu estratégias para agilizar a prestação de serviços à comunidade. Foram discutidos protocolos para atendimento em temporais,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/01/2025
Parceria entre Governo Municipal, concessionária e MP retira cabeamento irregular em Caraguatatuba
Parceria entre Governo Municipal, concessionária e MP retira cabeamento irregular em Caraguatatuba

O Governo Municipal de Caraguatatuba, em parceria com o Ministério Público e a EDP São Paulo, concessionária de energia da cidade, coordena a remoção de cabos irregulares de telecomunicação nos bairros da cidade. A medida busca aumentar a segurança da população e organizar a rede instalada nos postes. A identificação

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/02/2025
Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas
Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas

A Cia. Estável Promodança se apresenta em Caraguatatuba entre os de quinta-feira a sábado (23 a 25) no Teatro Mario Covas, com o III Ato de Coppélia e Grand Divertissement. As sessões serão realizadas às 20h na quinta e sexta-feira e em dois horários no sábado, às 15h e às

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/01/2025