Pesquisar No Site
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade
A noite de quinta-feira (18) marcou o lançamento de mais uma edição do Caraguatatuba Empreendedora. O evento recebeu cerca de 150 pessoas no Teatro Mario Covas. Neste quinto ano, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da participação do trade turístico uma vez que as ações são focadas para este setor.
O objetivo é preparar quiosqueiros e ambulantes que vendem comida nas praias, além de hoteleiros e a comunidade tradicional da Cocanha para a melhor recepção do turista porque o bom atendimento leva a melhoria na economia da cidade e, consequentemente, para a população.
“Empreender é fazer girar a roda da economia, por isso, nesta edição, queremos qualificar ainda mais esses grupos para que nosso turista venha para a cidade, tenha uma referência positiva”, destacou.
Com isso, a parceria entre Prefeitura e Sebrae vai levar workshops, palestras e conteúdos inovadores, de forma gratuita, para empresários e microempreendedores individuais desses segmentos durante três encontros coletivos a serem realizados entre setembro e outubro. Esse foi o teor do termo de Declaração de Adesão assinado entre a Prefeitura e o Sebrae.
Ações
Em relação aos quiosques, a ideia é trabalhar a vocação turística do município. Tanto o quiosque, quanto os ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias, são os anfitriões da praia. “A qualidade do produto e serviço prestado impacta diretamente na experiência e imagem que o turista criará da praia e do município”, destaca Cauê Rubio, gestor do Empreenda Já em Caraguatatuba.
O objetivo é atuar sobre proposta de valor (qual experiência o turista quer ter no quiosque), formação de preço de venda, boas práticas de manipulação de alimentos, algumas tendências gastronômicas como sugestão de drinks e porções.
No segmento de ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias serão abordados a importância do atendimento ao turista, a qualidade da entrega dos produtos e serviços oferecidos, boas práticas de manipulação dos alimentos, como formar o preço de venda, fortalecimento da cultura empreendedora e competitividade do setor.
Para as comunidades tradicionais da Cocanha a proposta visa o fortalecimento da cultura caiçara como oportunidade e produto turístico. Desta forma, serão trabalhados o marketing digital (redes sociais e principais plataformas para divulgação), roda de conversa com a Vigilância Sanitária com o intuito de orientar sobre a venda de mexilhões in natura, orientação sobre formação de preço e parcerias com agências e operadores locais para auxílio e criação do roteiro caiçara.
Em relação à rede hoteleira, a abordagem será sobre o perfil do turista alinhado com o calendário de eventos do município, modernização de atendimento e estrutura dos estabelecimentos, as linhas de créditos oferecidas para melhorias e investimentos no setor e cases de sucesso.
Ao público presente, o prefeito Aguilar Junior voltou a destacar sobre sua vontade de investir no empreendedorismo, a importância das parcerias e as realizações executadas nos últimos cinco anos. “Mesmo com a pandemia da Covid não paramos. O Empreenda Caraguatatuba no ano passado foi mais um sucesso e contou com a participação de mais pessoas. Este é o futuro e vamos seguir sempre em frente”.
Ainda durante o lançamento o prefeito entregou de forma simbólica certificados para alunas do programa de Inclusão Produtiva, parceria do Sesi com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania. Laís dos Santos Rocha, Andreia da Paz Pereira dos Santos e Iris Pinheiro da Paixão representaram os alunos dos cursos de Boas Práticas em Fabricação de Cosméticos, Boas Práticas em Fabricação de Saneantes e Editor de Vídeo, respectivamente.
Veja Também Recentes
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
Prefeitura de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo da Defesa Civil em 1º de dezembro
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo) e segue até o dia 31 de março de 2025, com o Decreto Municipal nº 2.059, assinado pelo prefeito Aguilar Junior e publicado na edição_1452 do Diário Oficial do Município Em geral, ele ocorre neste