Pesquisar No Site
Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses

Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), arrecadou 10,061 toneladas de materiais recicláveis nos Ecopontos, no período de março a junho.
Nestes quatro meses também foram contabilizados 780 m³ de madeira, 762 m³ de resíduos da construção civil, 827 m³ de poda, 283 unidades de móveis e equipamentos domésticos e 105 unidades de pneus. Ao todo, 2.840 kg de resíduos eletrônicos foram entregues nos Ecopontos.
A Prefeitura incentiva descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente e, além dos resíduos citados acima, o local também recebe pilhas, óleo de cozinha usado e lâmpadas.
E para conseguir atender a demanda de toda população, os Ecopontos ficam instalados em locais estratégicos da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Prefeitura iniciou, ainda, a construção de um Ecoponto no bairro Tinga para reforçar o atendimento na região central além de projeto já aprovado para instalação de um quinto na região Sul (Perequê-Mirim).
É importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico, lixo hospitalar, material contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas de reciclagem ou aterros privados licenciados.
De acordo com a Secretaria, todo resíduo reciclável recolhido dos Ecopontos são encaminhado às cooperativas. A reciclagem de materiais proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para as famílias que trabalham nas cooperativas Maranata e Pegorecicla.
As pilhas e os pneus são encaminhados às empresas que fazem a logística reversa, o óleo de cozinha é direcionado para outra empresa e passa por um processo de refinamento.
Serviço
– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.
– Os ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.
Veja Também Recentes

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do