Pesquisar No Site

Santo Antônio: padroeiro de Caraguatatuba é celebrado durante missas e festividades na última segunda-feira

Publicado em: 14/06/2022
Santo Antônio: padroeiro de Caraguatatuba é celebrado durante missas e festividades na última segunda-feira
Santo Antônio: padroeiro de Caraguatatuba é celebrado durante missas e festividades na última segunda-feira

As celebrações em homenagem a Santo Antônio movimentaram centenas de fiéis na última segunda-feira (13) em Caraguatatuba, que tem o santo como padroeiro da cidade. O dia festivo contou com missas, procissão, casamento comunitário, distribuição dos pães abençoados, a tradicional venda do “bolo casamenteiro”, entre outras atividades.

#PraCegoVer: Casais no alta da igreja após celebração de casamento comunitário (Foto: Eduardo Ribeiro/Santuário Diocesano)

No Santuário Diocesano de Santo Antônio, as comemorações iniciaram-se às 8h com a Missa Solene pelo 3º Aniversário do Santuário Diocesano e, seguiram com a celebração do casamento comunitário, que neste ano marcou a união de oito casais, atraindo famílias e devotos do santo padroeiro.

Após a última das três missas, por volta das 19h30, os fiéis se colocaram em caminhada para a procissão com a imagem de Santo Antônio à frente pelas principais ruas centrais da cidade. Os moradores foram convidados a ir para as janelas e sacadas para receber as bênçãos de Santo Antônio.

#PraCegoVer: Mulher cortando o bolo casamenteiro durante a Festa de Santo Antônio (Foto: Eduardo Ribeiro/Santuário Diocesano)

Ao longo do dia, foram entregues 2,5 mil unidades de pães abençoados aos fiéis que chegavam até o santuário. Houve ainda a partilha de quatro “bolos casamenteiros”, sendo mais de 4 mil pedaços vendidos, entre os quais, de 800 a 900 estavam com as tradicionais medalhinhas de Santo Antônio. A tradição diz que quem achá-las está a um passo do casamento.

Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, as comemorações da 169ª Festa de Santo Antônio, seguem até o próximo dia 26 de junho. A parte social do evento inclui ‘show de prêmios’ e a tradicional quermesse, com diversas opções gastronômicas. A atração ocorre sempre aos fins de semana e feriados, a partir das 20h, na praça de alimentação da igreja e no Coreto da Praça Cândido Mota, no Centro.

Corpus Christi 

Nesta quinta-feira, 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.

#PraCegoVer: Fiéis andando por ruas centrais de Caraguatatuba durante procissão de Santo Antônio (Foto: Bia Gomes/PMC)

O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário Diocesano de Santo Antônio. Mais informações pelo telefone (12) 3881-1422.

Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio

Corpus Christi (16 de junho)

6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão

Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (até o dia 26 de junho)
Sexta a domingo e feriados – a partir das 20h

Carregando Álbum de Fotos
Carregando Álbum de Fotos
Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultado na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista

Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/04/2025
“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba

Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/03/2025
Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril

O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo

Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Confira programação esportiva deste fim de semana em Caraguatatuba
Confira programação esportiva deste fim de semana em Caraguatatuba

Caraguatatuba respira esporte e neste fim de semana (22 e 23 de março) não será diferente. A cidade será palco de diversas modalidades, como beach soccer, futevôlei, beach tênis, vôlei de praia e futebol. A programação começa nesta sexta-feira (21), com a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (Adulto)

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/03/2025