Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos no MAV, em Jacareí

Caraguatatuba participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos no MAV, em Jacareí
As historiadoras Denise Lemes e Luzia Rodrigues de Toledo Prado, de Caraguatatuba, participaram da 6ª Semana Nacional de Arquivos, no auditório do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – MAV, em Jacareí, onde ministraram uma palestra sobre a ‘Troca de Saberes em Acervos Intermediários e Permanentes’.
A 6ª Semana Nacional de Arquivos é organizada pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e ocorre até o dia 10 de junho em instituições arquivísticas de todo país, em comemoração ao Dia Internacional de Arquivos, celebrado em 9 de junho.

#PraCegoVer: Imagem capturada durante a palestra, onde vê-se parte do público e a historiadora Denise Lemes em sua apresentação (Foto: Fundacc)
O evento visa dialogar sobre o significado de atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. Essas histórias mostram as tensões, mas também as pontes que os arquivos criam na atuação profissional e com as comunidades representadas, ou não representadas, nessas narrativas.
Como parte da programação, nesta quinta-feira (9), das 14h às 16h, será realizada uma capacitação sobre ‘Gestão de Documentos Públicos para Servidores Municipais’ voltada aos servidores da Prefeitura Municipal, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Caraguaprev – Previdência Municipal.
A capacitação será ministrada pelo Departamento de Arquivo Público Municipal, responsável pelo Sistema Municipal de Arquivos e abordará temas como: Organização e Avaliação de Documentos, bem como Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade Documental. Os temas serão pautados na gestão documental desenvolvida na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Sobre as palestrantes
Denise Lemes é historiadora, Gerente de Cidades (FAAP – 2015) e Técnica em Arquivos Municipais. Tem 28 anos de experiência em Patrimônio Cultural, atuando em museus, arquivos municipais, bibliotecas e em trabalhos de campo de salvamento arqueológico no Setor Público e para empresas privadas. Atualmente é historiadora da Fundacc e diretora do Arquivo Municipal ‘Arino Sant’Ana de Barros – AMASB, do Arquivo Geral da Fundacc e do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
Luzia Rodrigues de Toledo Prado é historiadora, pós-graduada em História do Brasil República e especialista em Gestão de Documentos e Informações. Há 20 anos atua na área de Arquivologia, Museologia e licenciatura em História e Sociologia. Atualmente é servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba como Técnica em Arquivos Municipais.
Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um