Pesquisar No Site
Alunos da Unicamp visitam Caraguatatuba e participam de projeto ‘Rancho-Escola’ na Comunidade da Cocanha
Alunos da Unicamp visitam Caraguatatuba e participam de projeto ‘Rancho-Escola’ na Comunidade da Cocanha
No último sábado (25), alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estiveram em Caraguatatuba para conhecer de perto as ações ambientalmente responsáveis realizadas pela comunidade da Praia da Cocanha, localizada na região norte do município.
Os universitários, juntamente com docentes da instituição, foram recepcionados por representantes da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), responsáveis por conduzir o projeto ‘Rancho-Escola’, que objetiva contribuir para uma cultura oceânica na sociedade, por meio da educação ambiental.
As atividades proporcionadas aos estudantes incluíram a observação do processo de preparo do marisco, cultivado na Fazenda Marinha de Mexilhões, para o comércio e consumo, vivência sobre a confecção de artesanato local, além de bate-papo sobre saberes e costumes caiçaras.
Os jovens também puderam conhecer mais sobre as políticas públicas de respeito, incentivo e resgate da cultura caiçara que veem sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Caraguatatuba.
Na ocasião, a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, conversou com a turma sobre a importância do turismo responsável.
O projeto ‘Rancho-Escola’ tem apoio da Prefeitura, entre a parceira das secretarias de Turismo e de Educação. Para conhecer mais sobre as ações da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (12) 99767-2163 e (12) 99767-7602, ou acessar o Instagram (@fazendamarinhadacocanha).
Melhores Vilas Turísticas
A Vila Turística Comunitária dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, será uma das duas representantes do Brasil no concurso global liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo.
A escolha foi feita pelo Ministério do Turismo (MTur) e anunciada no último dia 24 de junho. O concurso identifica vilas que tenham adotado abordagens inovadoras e transformadoras para o turismo nas áreas rurais e que estejam alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O país tem ainda como candidata a Vila de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André (SP). O resultado será anunciado durante a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo no final do ano. Por meio de um selo, a OMT identificará as ‘Melhores Vilas Turísticas’, que servirão como exemplo mundial.
Saiba mais sobre a Vila da Cocanha em www.caragua.tur.br/atrativos-turisticos/de-base-comunitaria/.
Veja Também Recentes
Sambista carioca tem sessão cineclubista em Caraguatatuba nesta sexta
No dia 20 de dezembro, sexta, às 18h, o Espaço Cultural Casa da Democracia recebe a sessão “Mês do Samba”, do Cineclube Pyatá, projeto contemplado pela LPG municipal. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita. Os filmes exibidos serão “Eterno Filme”, de Luiz Claudio Lima, que
Em apoio à Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba demole construção irregular no Massaguaçu
Na manhã desta sexta-feira (6), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, prestou suporte à Polícia Militar Ambiental na demolição de uma construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Mar Verde, Massaguaçu. A operação conjunta se deu a partir da solicitação de apoio enviada
EC Cruz de Malta é campeão do Campeonato de Futebol Amador da 1º divisão
A final do Campeonato de Futebol Amador da 1ª divisão foi neste domingo (1), e com um placar surpreendente, o EC Cruz de Malta se tornou campeão desta edição, deixando seu adversário C.A Fortaleza com o título de vice-campeão. A partida começou às 11h da manhã, e o EC Cruz
Caraguatatuba reúne municípios do Litoral Norte em Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, e em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual (GVS), promoveu nesta quinta-feira (28), a 2ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes de
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados