Pesquisar No Site
Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros
Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira (26), treinamento com 30 agentes de zoonoses para reforçar os cuidados com o inseticida do controle da dengue.
A orientação foi realizada pelo engenheiro agrônomo e gerente da Clarke Brasil, José Teodoro da Cunha, que reforçou os cuidados com o uso do produto, principalmente com a quantidade correta e fatores ambientais. Ele ainda explicou que a nebulização é a última ferramenta utilizada no controle do mosquito e deve ser feita com técnica, aliada com treinamento, conhecimento e prática.
Este treinamento é preparatório para iniciar o programa ‘Minha Família Sem Dengue’ deste ano, que terá a primeira ação no dia 4 de junho (sábado), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio de todas as secretarias.
Das 8h às 14h, o Dia D de Combate à Dengue mobilizará aproximadamente 500 pessoas que percorrerão a região sul com ações de bota-fora, visita aos imóveis para vistoria e retirada de possíveis criadouros. Estima-se que 20 mil casas sejam visitadas.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril.
O índice obtido foi de 4% para média do município, considerado inédito na cidade, colocando Caraguatatuba em situação de risco para epidemia. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.
O trabalho contará com 20 equipes e em cada grupo terá um agente comunitário de saúde e um agente de zoonoses, além de voluntários de diversas secretarias que contribuirão para os trabalhos. Serão visitados os bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras.
Os agentes estarão identificados com coletes e crachás. Durante a ação também ocorrerá distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.
A Prefeitura conta com o apoio da população para receber as equipes, acompanhar a vistoria e retirar qualquer material que possa acumular água e criadouros do mosquito da dengue. Neste dia, está autorizado descartar nas calçadas itens inservíveis que sejam possíveis criadouros para recolhimento da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).
Casos
Até o momento, a cidade registrou 106 casos positivos, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos. A preocupação é com aumento
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, continua com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado nas valas que corta a região do Poço das Antas. No Pegorelli, a ação, realizada pela Secretaria de
EMEF Professora Maria Moraes promove concurso de enfeites natalinos com materiais recicláveis para encerrar ano letivo
Mais de 200 enfeites de Natal já foram produzidos pelos alunos e alunas da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas, e já enfeitam as dependências da unidade escolar. Os trabalhos concorrem a uma premiação no dia 7 de dezembro, no Dia da Família na Escola. A ideia
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,