Pesquisar No Site
Fiscalização de Posturas atende 19 denúncias de perturbação de sossego durante fim de semana em Caraguatatuba
![Fiscalização de Posturas atende 19 denúncias de perturbação de sossego durante fim de semana em Caraguatatuba Fiscalização de Posturas atende 19 denúncias de perturbação de sossego durante fim de semana em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/05/1-3-825x305.jpeg)
Fiscalização de Posturas atende 19 denúncias de perturbação de sossego durante fim de semana em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou diversas ações de fiscalização de posturas no último sábado (30/4) e domingo (1º/5), em diferentes regiões da cidade. A atividade reforça o trabalho realizado rotineiramente pela gestão municipal.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/05/2-4.jpeg)
#PraCegoVer: Caixa de som portátil em mesa plástica na cor vermelha, em praia de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Nas praias, os fiscais abordaram e orientaram banhistas sobre a proibição da utilização de caixas de som portáteis e a permanência de animais nesses locais, resultando na retirada de oito desses equipamentos sonoros da faixa de areia. O volume é considerado excessivo e sujeito à multa a partir de 45 decibéis, aferido por decibelímetro.
A poluição sonora também motivou o atendimento de 19 denúncias relacionadas à perturbação de sossego, verificadas em residências e comércios. A ação resultou na aplicação de uma multa no valor de R$ 1.909,00 e, ainda, no fechamento de dois estabelecimentos por funcionamento após o horário permitido em alvará.
As atividades têm como base o artigo 183 da lei q.144/80 (Código de Posturas). A Prefeitura lembra que a população pode denunciar situações de perturbação de sossego por meio da Central 156 (telefone, site ou aplicativo), para que os fiscais façam a verificação. Em caso de flagrante, a ligação também pode ser feita diretamente para o telefone 190 da Polícia Militar.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/05/3.jpeg)
#PraCegoVer: Placa de identificação de área pública instalada em terreno invadido e recuperado pela Prefeitura no bairro Morro do Algodão (Foto: Divulgação/PMC)
Ainda durante o fim de semana, os agentes da Secretaria, com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental, atenderam denúncia de invasão de área pública na Rua Barbara Rocha Essias, no Morro do Algodão. Na ocasião, a equipe abordou um cidadão que utilizava o espaço para o estacionamento irregular de veículos e notificou o indivíduo pela ilegalidade.
Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Urbanismo fez a instalação de placa de identificação de ‘área pública’ no local. O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, a infração é passível de multa no valor R$ 2.979,70.
Veja Também Recentes
![Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_5678-530x530.jpg)
Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta
O acumulado de chuvas, nos últimos três dias em Caraguatatuba, foi de 65 mm. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, esse volume não causa preocupação à equipe do setor. O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em vigor desde 1º de dezembro e se
![IMG_6075 IMG_6075](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6075-530x530.jpg)
Procon de Caraguatatuba fornece dicas para compras de ventiladores e climatizadores no verão
Com a chegada do verão no Litoral Norte e as fortes ondas de calor registradas, a venda de itens como ventiladores, climatizadores e ar condicionado disparou nas lojas físicas e virtuais. O responsável pelo Procon de Caraguatatuba, João Ricardo Machado, fornece algumas dicas e cuidados que o consumidor deve se
![Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/fd626a77-6801-4c3b-87dc-f5afeddee7d9-530x530.jpg)
Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba interditou uma lanchonete em estado precário no Centro da cidade na última semana, após denúncias registradas por cidadãos no canal 156. O estabelecimento apresentava controle de pragas vencido, licença de funcionamento expirada e diversos produtos mal armazenados, sem atender aos padrões de qualidade e identidade
![Defesa Civil de Caraguatatuba divulga balanço das fortes chuvas do fim de semana Defesa Civil de Caraguatatuba divulga balanço das fortes chuvas do fim de semana](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/8a508217-31c0-414e-9b3f-84643928ba62-1-530x530.jpg)
Defesa Civil de Caraguatatuba divulga balanço das fortes chuvas do fim de semana
A equipe de técnicos da Defesa Civil de Caraguatatuba em decorrência da forte chuva que caiu no sábado (1º) realizou vistoria nos locais de risco para escorregamento de terra nos bairros Jaraguazinho, Rio do ouro, Prainha, Sumaré e Estrela d’alva. De acordo com o coordenador do órgão, capitão Romano, essas
![Corte de bambuzal auxilia na melhora da segurança de trecho da ciclovia do Jaraguazinho em Caraguatatuba Corte de bambuzal auxilia na melhora da segurança de trecho da ciclovia do Jaraguazinho em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_7276-530x530.jpg)
Corte de bambuzal auxilia na melhora da segurança de trecho da ciclovia do Jaraguazinho em Caraguatatuba
Como parte das medidas para o reforço da segurança em um trecho da ciclovia da Avenida Presidente Campos Salles, no Jaraguazinho, o Governo Municipal de Caraguatatuba começou nesta terça-feira (28/1), a supressão total de um bambuzal no terreno baldio, onde a jovem Laryssa Cristina Agostinho dos Santos, de 21 anos,