Pesquisar No Site
Escolas municipais de Caraguatatuba recebem palestras e projetos relacionados ao Dia Mundial da Reciclagem

Escolas municipais de Caraguatatuba recebem palestras e projetos relacionados ao Dia Mundial da Reciclagem
Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio, as Secretarias de Educação e Meio Ambiente promoveram, em conjunto, a inauguração de alguns Pontos de Entrega Voluntária (Pevs) instalados em escolas municipais de Caraguatatuba, além de realizarem palestras aos alunos das escolas EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, e EMEF Prof. Jorge Passos, no Jaraguazinho.
O intuito das atividades foi incentivar e reforçar nos alunos a importância da Coleta Seletiva, desde a fase de separação do lixo nas escolas até à destinação final. Inclusive, a separação do lixo reciclável e a reciclagem dos materiais foram alvos das palestras promovidas para alunos do 9° ano dessas escolas.
Nesta terça-feira (17), a escola Euclydes Ferreira recebeu o secretário adjunto de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, João Silva de Paula Ferreira, para conversar com os alunos sobre os tipos de ações realizadas na cidade. Os estudantes também participaram de palestra sobre projetos de Coleta Seletiva, Cooperativas de Reciclagem, PEVs, Ecopontos e muitos outros projetos que envolvem essas ações conscientes.

#PraCegoVer: Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado em escola, para receber materiais de papel, papelão, plástico, vidro e metal (Foto: Divulgação/PMC)
O próprio PEV é um projeto coordenado pelo Setor de Projetos da Secretaria da Educação, onde, em média, 35 escolas do município irão receber a instalação. O intuito é fazer com que os alunos aprendam no dia a dia a utilizar os coletores para descarte de papel, papelão, plástico, vidro e metal.
Já a escola Professor Jorge Passos realizou um bate papo reflexivo para as crianças do 4° ano abordando a Coleta Seletiva, o reuso de materiais recicláveis e a importância do descarte em locais corretos. Como a cidade oferece diversos serviços de coleta, foi reforçada a necessidade de todos estarem atentos às questões ambientais em prol de preservar a vegetação da Mata Atlântica e evitar a poluição dos rios e oceanos.
Os alunos foram convidados a fazer um desenho de alerta aos adultos sobre esse tema utilizando os conhecimentos adquiridos e a criatividade. Quatro destes desenhos serão selecionados e transformados em placas informativas de educação ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo é que estas placas sejam instaladas em pontos diferentes da cidade.

#PraCegoVer: Criança realiza desenho educativo sobre reciclagem e meio ambiente (Foto:Divulgação /PMC)
A avaliação destes desenhos será realizada até a próxima semana e quando prontas, os alunos serão levados para ver as placas instaladas.
Em Caraguatatuba, a reciclagem é uma das práticas sustentáveis realizadas através de diversos setores que investem desde o descarte até a separação e reaproveitamento dos materiais. Hoje, o município possui meios de descarte em três Ecopontos localizados nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Além disso, tem também a coleta seletiva, duas cooperativas de reciclagem, bituqueiras ecológicas, locais adequados para descarte de pneus e as instalações de Pontos de Entrega Voluntária.
A cidade também investe na logística reversa, além de pneus, já mencionados, pilhas, lâmpadas e eletrônicos, todos são aceitos nos Ecopontos.
No caso dos pneus, depois que são levados para os Ecopontos vão para uma caçamba que fica no transbordo.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de