Pesquisar No Site
Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade
Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade
O último sábado, dia 14, foi dia de atividade letiva nas unidades escolares de Caraguatatuba. Com temática livre, as unidades desenvolveram diversas abordagens e atividades buscando ampliar a participação das famílias na vida escolar dos alunos.
Em visita à EMEFEBS Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, a secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou uma palestra sobre a Educação em Libras, proferida pela professora universitária Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos Silva, que contou com diversas dinâmicas e atividades interativas entre os participantes.
Durante a palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre as formas de interação entre os surdos e ouvintes, principalmente no ambiente escolar. Todo o evento contou com a interpretação em Libras.
Uma atividade muito interessante foi proposta, onde os alunos surdos da unidade se comunicaram com os participantes ouvintes, lhes determinando a tarefa de encontrar tampinhas de garrafa de cores específicas, que foram espalhadas pelo chão. Os participantes dançavam em volta das tampas enquanto a música tocava, e ao ser pausada, o sinal referente à cor era feito e eles precisavam compreender a cor da tampinha que deveriam encontrar.
Alguns participantes tiveram mais facilidade do que outros, pelo fato de estarem inseridos em um ambiente onde Libras é utilizada, demonstrando a importância da difusão do conhecimento a todos.
Dentro os sinais ensinados durante a palestra, um de extrema importância foi o da ‘empatia’, conforme comentou a palestrante: “É necessário se atentar e deixar que o próximo se comunique e nos ensine valores, pois assim podemos nos colocar no lugar um do outro”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou a importância da abordagem com a comunidade escolar. “Conhecimento é sempre bem-vindo. Aprender Libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, facilitando a integração social. Ter a sensação de se sentir excluído por não conseguir entender uma conversa é desconfortável para qualquer indivíduo. Além disso, saber se comunicar por meio da Libras garante o respeito do surdo como cidadão”,disse.
Finalizando as atividades, os alunos da unidade escolar prepararam apresentações musicais, sempre com interpretação em Libras, como forma de inclusão de todos os presentes, amigos, familiares e funcionários da escola.
Veja Também Recentes
15º Litoral Encena começa nesta quinta na Praça do Caiçara
A 15ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas, tem início no próximo dia 21 e segue até o dia 29 de novembro com atrações gratuitas na Praça do Caiçara, Auditório Maristela de
Defesa Civil do Estado prevê fortes rajadas de vento em Caraguatatuba entre os dias 20 e 21
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso para a possibilidade de fortes rajadas de vento entre quarta-feira (20) e quinta-feira-feira (21), em todo Litoral Norte do Estado de São Paulo. Segundo a previsão, as rajadas de vento de Sudeste/Leste ocorrerão durante o período, podendo chegar até
DER realiza obras de manutenção da SP-55 em trecho entre Massaguaçu e Tabatinga
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER), nesta semana, realiza serviços de manutenção de rotina e recapeamento na rodovia SP-55, no trecho entre o bairro Tabatinga (Km 83) ao bairro Massaguaçu (km 89+200m), na região Norte de Caraguatatuba. Desde o início da semana, o tráfego de veículos no local está
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de