Pesquisar No Site
Empresários de Caraguatatuba participam de Workshop sobre compras públicas
Empresários de Caraguatatuba participam de Workshop sobre compras públicas
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Escritório Regional do Sebrae de São José Campos promoveram o Workshop “Compras Públicas”, em parceira com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), para um grupo de empresários do município na nesta quinta-feira (5), no auditório da ACE, no Centro. Os participantes conheceram os aspectos legais, técnicos e as oportunidades de negócio das compras governamentais para as micro e pequenas empresas se manter no mercado e contribuir para o desenvolvimento local.
Durante duas horas, a consultora jurídica do Sebrae, Tatiana Sapla; a pregoeira da Área de Licitação da Secretaria de Administração, Sabrina da Silva Bahia; e o servidor da Área de Compras da Secretaria de Administração, Vagner Aparecido de Lima; explicaram os procedimentos que os empresários precisam adotar para fornecer produtos e serviços à Prefeitura de Caraguatatuba e outros órgãos públicos.
A consultora jurídica do Sebrae, Tatiana Sapla, disse que é preciso entender quem seria um cliente em potencial nesse mundo público de compras governamentais. “O cenário está difícil para o mercado privado, mas o setor público não parou de comprar porque precisa continuar suas atividades essenciais. É preciso olhá-lo como uma oportunidade de faturamento”, explicou.
O agente administrativo da Área de Compras, Vagner Aparecido de Lima, informou aos participantes do workshop que o setor está à disposição para esclarecimentos. “As secretarias têm a obrigação de enviar para nós a solicitação de compras com o termo de referência do objeto. Precisando da Secretaria de Administração vocês podem contar com a gente para tirar as dúvidas, que responderemos o mais rápido possível”, enfatizou. “A partir dessa solicitação de compra, a gente efetivamente vai ver se falta alguma cotação, pois precisamos de três cotações sempre. A partir desse momento, analisamos a documentação: certidão de débito tributário da Receita Federal, certidão de regularidade do FGTS e a certidão de débitos trabalhistas”, completou.
De acordo com a pregoeira da Área de Licitação, Sabrina da Silva Bahia, a confecção do edital começa com a chegada do processo na Área de Compras. “Quando o edital fica pronto passamos para a assessoria jurídica da Secretaria de Administração para ver se vai ter algum apontamento, tanto das secretarias ou do edital em si. Com a aprovação da assessoria jurídica, lançamos o edital na nossa plataforma de compras e no Portal da Transparência. Caso alguém leia o edital e tenha algum questionamento, tem até dois dias úteis antes do pregão para enviar no e-mail da Área de Licitação com o pedido de esclarecimento”, detalhou.
O empresário Daniel Vinícius de Moraes, que venceu duas licitações para fornecer marmitas para a Prefeitura de Caraguatatuba, destacou a importância de se atentar aos detalhes do edital. “Escolha alguém para reler o edital e conferir a sequência da documentação novamente, porque nossos olhos ficam viciados”, alertou.
Para o coordenador do Sebrae de Caraguatatuba, Cauê Rubio, as compras públicas são oportunidade para expandir as vendas. “As compras governamentais movimentam mais de R$ 100 bilhões por ano no Brasil. O pessoal da Área de Compras da Prefeitura costuma dizer que eles compram de alfinete a foguete”, parafraseou.
O Workshop “Compras Públicas” também contou com a participação do gestor do Posto do Sebrae de Caraguatatuba e do Litoral Norte, Eduardo Ilário; consultor de negócios do Sebrae/SP do Escritório Regional de São José dos Campos, Alexandre Garcia; e do presidente da ACE Caraguatatuba, Yuri Costa Bellato.
Os interessados em participar das licitações da Prefeitura de Caraguatatuba e integrar o cadastro de fornecedores podem acessar o site www.comprascaragua.com.br. A Secretaria de Administração fica na Av. Siqueira Campos, 44 – Centro. O telefone é o (12) 3897-8176 (Áreas de Licitação e de Compras). O atendimento ao público é das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes
Fiscalização da Prefeitura e Polícia Ambiental resulta em multa por desmatamento irregular
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Polícia Militar Ambiental desencadearam nesta terça-feira (12) uma ação que resultou em dano ao patrimônio público no bairro Porto Novo. O caso foi descoberto após um monitoramento feito pela Secretaria de Urbanismo, ao notarem que o desmatamento ultrapassou áreas licenciadas, causando danos em uma
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,
Prefeitura de Caraguatatuba abre seleção de bolsista do PEAD para formação de cadastro de reserva
As inscrições online do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser feitas das 17h desta sexta-feira (8/11) até às 17h do dia 22 de novembro (sexta-feira), pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’
8ª Semana de Segurança Alimentar: palestra ensina a conservar e evitar desperdícios de alimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início às atividades da 8ª Semana de Segurança Alimentar nesta quarta-feira (23), em parceria com o Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans). O evento, na sede do Banco de