Pesquisar No Site
Caraguatatuba destaca pioneirismo no serviço ‘Protege’ que atende crianças e adolescentes vítimas de violência

Caraguatatuba destaca pioneirismo no serviço ‘Protege’ que atende crianças e adolescentes vítimas de violência
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira, o 1º Encontro para profissionais da rede de proteção do município – Construção, Êxitos e Desafios.

#PraCegoVer: Coordenadora do Protege em cima do palco durante palestra (Foto: Luís Gava/PMC)
O encontro realizado no auditório da Fundacc reuniu profissionais de diferentes áreas que atuam diretamente com crianças e adolescentes vítimas de violência para refletir e discutir sobre o avanço do serviço e o que ainda pode ser melhorado para este público. Também estiveram presentes o secretário de Saúde, Gustavo Boher; a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Gustavo Boher, anunciou que, em breve, o município receberá uma nova sede do serviço ‘Protege’. “É um tema doloroso para ser abordado, mas temos sempre que oferecer o melhor com um atendimento humanizado para nossas crianças e adolescentes. Esta nova sede só mostra a preocupação da atual gestão a todas as pessoas que necessitam do serviço”, destacou.
O evento contou com diversas palestras sobre o tema, mas o foco principal foi o serviço ‘Protege’, pioneiro no Litoral Norte. Implantado em 2019, oferta às crianças e adolescentes vítimas de violência uma escuta especializada.
A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre a situação de violência com criança ou adolescente junto ao profissional da rede de proteção. O relato é limitado estritamente ao necessário da proteção e inserção do atendimento em rede, objetivando a não revitimização, evitando que a vítima passe por diversos órgãos para relatar o acontecido por várias vezes. Com o ‘Protege’ é proporcionado assistência e acolhimento no primeiro atendimento.

#PraCegoVer: Participantes sentados em auditório (Foto: Luís Gava/PMC)
O local oferece atendimento com profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, psiquiatria, serviço social e pediatria que recebem as fichas de notificações de violência (SINAN) encaminhadas por qualquer profissional que identifica ou suspeita de uma violência nas áreas da educação, saúde e social. Estas notificações chegam em, no máximo, 72 horas ao ‘Protege’.
A coordenadora do ‘Protege’, Erica Perroni, destacou o avanço que o município teve no ano passado com a aprovação do fluxograma, garantindo um atendimento humanizado, com tempo exato para atender as necessidades das crianças e adolescentes. “O Protege é a fala da criança no momento em que a violência ocorreu”, ressaltou.
Dados
Dados do Disque 100 mostram que de 2011 a 2019 foram registradas 200 mil denúncias de violência sexual no Brasil. A maioria é meninas com 82% e meninos com 18%. Em Caraguatatuba, foram 339 casos em 10 anos, sendo 284 em meninas e 55 em meninos. Em 2022, são 44 casos até o dia 12 de maio, 40 meninas e quatro meninos.
Denúncia

#PraCegoVer: Autoridades em cima do palco; secretário fala ao microfone (Foto: Luís Gava/PMC)
O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular).
Além do Disque 100, as denúncias podem ser realizadas nas escolas municipais e estaduais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (Crass) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia. Todos os profissionais desses equipamentos passaram por capacitações para identificar situações de violência e realizar a notificação compulsória.
O Protege está localizado no bairro Jardim Primavera e junto funciona o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil.
Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no município durante o mês de janeiro de 2025, totalizando 2.569 ações voltadas à segurança e proteção da população. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se 1.341 rondas em estacionamentos, 452 abordagens, 167 rondas em pontos turísticos e 311 multas emitidas.

Desconto de 10% no pagamento à vista do IPTU 2025 de Caraguatatuba vence dia 20 de fevereiro
Os contribuintes de Caraguatatuba têm até dia 20 de fevereiro para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 com 10% de desconto na cota única. O Governo Municipal distribuiu 79.416 carnês do IPTU 2025 pelos Correios. Há também opção de pagamento do IPTU 2025 à vista, com

Parquímetro Virtual já está em funcionamento na Zona Azul de Caraguatatuba
Desde segunda-feira (3), a Zona Azul de Caraguatatuba conta com o Parquímetro Virtual, uma nova opção de pagamento que chegou para facilitar a vida dos condutores de veículos. O novo sistema permite a ativação de tíquetes de estacionamento rotativo por meio de pagamento via QR Code instalado nas placas de

Fundacc realiza Concurso de Marchinhas neste sábado na Praça Dr. Cândido Motta
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove neste sábado (22/2), às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro da cidade, o tradicional Concurso de Marchinhas. Os 12 candidatos inscritos, selecionados de acordo com o edital da Fundação, apresentam suas marchinhas para uma comissão de jurados, que vai avaliar quesitos,

Escola Municipal do bairro Gaivotas comemora aprovação de 19 alunos no processo seletivo da ETEC
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira comemora a aprovação de 19 estudantes no vestibulinho da Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC). A diretora da escola, Mariana Nereu, disse que desde o início do ano passado, foi feito junto aos pais um trabalho de convencimento da importância do