Pesquisar No Site

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental destaca desafios pós-pandemia e casos aumentam em 35% em Caraguá

Publicado em: 03/05/2022
1ª Conferência Municipal de Saúde Mental destaca desafios pós-pandemia e casos aumentam em 35% em Caraguá
1ª Conferência Municipal de Saúde Mental destaca desafios pós-pandemia e casos aumentam em 35% em Caraguá

Caraguatatuba e o mundo vivem uma nova realidade pós-pandemia: o aumento do número de casos relacionados à saúde mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas no mundo.

#PraCegoVer: Secretário de Saúde em pé no palco, fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em Caraguá, desde 2020 houve um aumento de 35% nos atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo a maioria por transtorno de ansiedade e depressão. Para entender esse contexto e planejar ações preventivas, a Secretaria de Saúde promoveu na última sexta-feira (29/4), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e teve como tema principal ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou ser um momento de mudança pós-pandemia para traçar novas metas e ideias que possam melhorar toda saúde do município, inclusive a mental.

#PraCegoVer: Secretária adjunta de Saúde, em pé no palco, fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A primeira palestrante do dia, a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, abordou sobre a política da saúde como direito e explanou o histórico da saúde mental até chegar aos dias de hoje com a desinstitucionalização e a reforma psiquiátrica, onde o paciente psiquiátrico necessita ter uma vida livre junto à sociedade como qualquer pessoa.

“Atualmente, temos diversos avanços como a residência terapêutica criada para substituir os leitos do hospital psiquiátrico. O paciente tem que viver em liberdade mesmo diante das dificuldades e, por isso, precisamos discutir sobre essa pauta para melhorar nossos serviços de atendimento a este público”, disse Derci.

A coordenadora de especialidades médicas da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí, abordou sobre os serviços que o município dispõe para pacientes psiquiátricos. Destacou a inauguração das novas instalações do CAPS II (2.990 cadastros ativos) e do CAPS AD (251 cadastros ativos) em 2019; ambulatório de saúde mental infantil (1.048 cadastros ativos); Protege, que realiza escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência (150 ativos); atendimento emergencial psiquiátrico dentro das UPAs; e a inauguração, em 2021, da clínica psiquiátrica na Casa de Saúde Stella Maris.

#PraCegoVer: Pessoas sentadas no auditório levantam a mão durante votação de delegados (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Cecília destacou sobre o Centro Especializado em Reabilitação que presta assistência em saúde por meio de serviços ambulatoriais com equipe multiprofissional para qualquer indivíduo que dele necessite, seja reabilitação física, intelectual ou auditiva. O espaço realiza atendimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista com médico psiquiatra. Atualmente, são 550 cadastrados.

Ao final das palestras foram discutidos os eixos e escolhidas oito propostas que serão discutidas na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, a ser realizada em junho. Na Conferência também foram escolhidos 16 delegados que representarão o município na Estadual.

A conferência também contou com a participação do vice-prefeito, Dr. José Ernesto; da presidente do Conselho de Saúde, Priscila Meyer, além de secretários, vereadores, trabalhadores do setor e familiares e usuários dos serviços da saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira

A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025
Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
DSC_8268
Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início

Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2025
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba nesta quinta-feira
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025