Pesquisar No Site
Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi
Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi
A retomada das aulas do programa Universidade Aberta foi momento de encontrar novamente com antigos colegas e, para outros, estabelecer novas amizades e ter contato, pela primeira vez, com o conteúdo universitário.
O programa é uma parceria entre o Centro Universitário Módulo e a Prefeitura de Caraguatatuba, voltado para pessoas a partir dos 60 anos e desenvolve atividades baseadas no resgate da cidadania, construção de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida. As aulas reiniciaram na quinta-feira (31/3), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira, e serão todas às quintas-feiras, das 14h às 16h30.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, a coordenadora do programa, Divina de Fátima dos Santos, a professora Sandra Silva, e o professor Amador Marcondes, do núcleo pedagógico da Diretoria Regional de Ensino deram boas-vindas aos veteranos e novatos.
“É com muita alegria que recebemos vocês, hoje, após dois anos de suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19. Aproveitem a convivência e o conhecimento desse projeto, fruto de uma parceria de sucesso há 20 anos entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Universitário Módulo”, destacou Toledo.
Para Isabel Pestana, 66 anos, foi uma surpresa agradável a primeira aula. “Essa é a primeira vez que participo da Universidade Aberta e acredito que será um lugar para trocarmos experiências, visões do momento que estamos passando, com muito companheirismo”, declarou.
Também foi a estreia da Carlos de Oliveira, 62 anos, como aluno. “Achei uma maravilha o primeiro dia de aula. Quero trazer minha mãe e meu cunhado para participarem também”, disse.
Ao contrário dos colegas, Denilse Rego, 69 anos, participa do programa há 13 anos. “Fiz novos amigos nesses anos que se reúnem para festas, bailes, bate-papos fora da sala de aula. Essa convivência só nos traz alegria”, declarou.
À frente do programa desde 2015, a coordenadora Divina de Fátima dos Santos, e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Módulo, destacou que o ganho é imensurável. “Aprendo mais do que ensino porque os alunos tem conhecimento de vida e isso é repassado durante os encontros. Para eles é um momento de troca de experiências e de afeto e isso é excelente para a autoestima, além de ser melhor do que ficarem em casas sozinhos ou assistindo TV”, afirmou.
Os interessados em participar da Universidade Aberta podem assistir as aulas todas às quintas-feiras, na sede do Ciapi, na Avenida Jorge Burihan, 30, das 14h às 16h30. Vale destacar que não há nenhum tipo de avaliação como provas, testes ou trabalhos.
Veja Também Recentes
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
Atleta de Caraguatatuba é campeão mundial sub-18 de natação paralímpica 2024
No começo da semana, Caraguatatuba vibrou com a conquista histórica de Nicolas Silvestre, atleta da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura, que se sagrou campeão mundial na modalidade de natação paralímpica, em Bahrein, no Oriente Médio. Ele competiu na Gymnasiade, Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, integrando a delegação brasileira
“XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” acontece de 20 a 24 de novembro em Caraguatatuba
O evento contará com barracas temáticas de arte, artesanato, literatura, moda, comidas típicas e apresentações culturais A Praça da Cultura no centro de Caraguatatuba será palco para a “XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” que acontece de 20 a 24 de novembro, das 12h às 23h. A entrada
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis