Pesquisar No Site
Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu
![Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/04/1-04_06-Audiencia-Publica-Massaguacu-3-825x305.jpg)
Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu
Moradores do bairro Massaguaçu, na região norte de Caraguatatuba, que participaram da audiência pública da revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2023 a 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023 tiveram a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com os secretários.
Esta foi a segunda de uma série de três audiências realizadas pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento com o objetivo de elaborar as peças e elencar as prioridades para os próximos anos.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/04/2-04_06-Audiencia-Publica-Massaguacu-6.jpg)
#PraCegoVer: Grupo de moradores anota as dúvidas e sugestões em formulário (Foto: Mara Cirino/PMC)
O secretário da pasta, Carlos Focesi, destacou que as audiências foram antecipadas para dar tempo das propostas serem inseridas e votadas para a aplicação já a partir de 2023. “Isso não significa que todas serão inclusas, mas que haverá tempo para definir quais as mais significativas, e tendo a participação da comunidade”.
Por isso, um dos participantes da audiência foi Paulo Roberto dos Santos, presidente da Associação dos Proprietários do Recanto Verde Mar. Ele aproveitou a presença do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, para ver a possibilidade de implantação de um Parque Linear no bairro.
“Já temos lugar e até recursos guardados para topografia, projeto urbanístico e queremos essa parceria com a Prefeitura”, disse Santos.
Também moradora na região, Denny Barbosa, presidente da Associação Comunitária Jardim do Sol, Garden Mar, Havaí, Verde Mar e Jardim Mariela, aproveitou para saber sobre o Plano de Turismo para a região.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explicou sobre o andamento da revisão do Plano Diretor do Turismo (PDTur) e que o próximo passo são audiências públicas para revalidar as ações e buscar mais sugestões.
Ainda foram tiradas dúvidas sobre pavimentação, obras de drenagem, retorno de serviços de saúde, até então suspensos devido à pandemia da Covid, e sobre a área ambiental.
A terceira e última audiência pública da revisão do PPA de 2023 a 2025 e a elaboração da LDO para o exercício de 2023 será nesta quarta-feira (6), às 19h, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.
O PPA estima aplicar para os anos de 2023 a 2025, cerca de R$ 2,662 bilhões (estimativa da Lei 2578/2021) nos eixos temáticos: Otimização da Gestão Pública, Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, Melhoria da Qualidade do Ensino para Formação do Cidadão, Valorização e Bem-Estar do Povo Caiçara; Acessibilidade e Turismo; Segurança e Proteção ao Cidadão; entre outros.
Audiência pública eletrônica
Os materiais do PPA 2023-2025 e da LDO 2023 também ficarão disponíveis para audiência pública eletrônica no site www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc até a próxima segunda-feira (11/4) e a população tem a oportunidade de encaminhar sugestões através de formulário específico também disponibilizado.
As audiências atendem as exigências do Art. 165 da Constituição Federal, Artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei 4.320/1964 (Lei de Contabilidade Pública/Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal) e Lei Orgânica Municipal (Artigos 3º das disposições transitórias, 49 e 63).
A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163 (piso superior), no Centro. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail orcamento@caraguatatuba.sp.gov.br.
Veja Também Recentes
![Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7480-530x530.jpg)
Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana
Os jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer movimentaram o fim de semana com sete partidas na Praia do Indaiá, ao lado da pista de bicicross em Caraguatatuba. Na última sexta-feira (31/1) o time do Projeto Integração venceu o VGFC/Donos da Bola com um placar de 4 a 1, pela
![Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Cia.-Estavel-Promodanca-e1737581572855-530x515.jpg)
Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas
A Cia. Estável Promodança se apresenta em Caraguatatuba entre os de quinta-feira a sábado (23 a 25) no Teatro Mario Covas, com o III Ato de Coppélia e Grand Divertissement. As sessões serão realizadas às 20h na quinta e sexta-feira e em dois horários no sábado, às 15h e às
![Governo Municipal intensifica fiscalização dos horários de ônibus Governo Municipal intensifica fiscalização dos horários de ônibus](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/DSC09471-530x530.jpg)
Governo Municipal intensifica fiscalização dos horários de ônibus
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, intensificou a fiscalização do serviço prestado pela concessionária SOU Transportes para minimizar atrasos, faltas de viagens e problemas na conservação dos veículos. A fiscalização é realizada diariamente por agentes credenciados, por meio do Centro de Controle
![Inscrições abertas para vestibular da Univesp Polo Caraguatatuba Inscrições abertas para vestibular da Univesp Polo Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/Foto-530x530.jpg)
Inscrições abertas para vestibular da Univesp Polo Caraguatatuba
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu inscrições para o processo seletivo na última quinta-feira (6). No polo de Caraguatatuba serão oferecidas 93 vagas. São 31 vagas no Eixo de Licenciaturas em Pedagogia, Matemática ou Letras/Português. Outras 31, no Eixo Computação: Engenharia da Computação ou Bacharelado em
![Secretaria de Turismo de Caraguatatuba recebe ‘Exposição Percurso’ de arte cerâmica Secretaria de Turismo de Caraguatatuba recebe ‘Exposição Percurso’ de arte cerâmica](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/f0984084-2f73-4a20-84c8-6ec18f85e17f-530x530.jpg)
Secretaria de Turismo de Caraguatatuba recebe ‘Exposição Percurso’ de arte cerâmica
A Prefeitura de Caraguatatuba convida moradores e visitantes para a ‘Exposição Percurso’, organizada pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas. A mostra, instalada na sede da Secretaria de Turismo, apresenta a cerâmica como elo entre a ancestralidade e o presente. Composta por 16 peças, a exposição recria a cerâmica arqueológica da Tradição